Andrea Trindade
Para incentivar os pais a acompanhar melhor o desempenho escolar dos filhos, a Secretaria Municipal de Educação, lançou na tarde desta quarta-feira (24), uma campanha para divulgar uma ferramenta para os pais monitorarem o rendimento dos alunos pela internet.
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, explicou ao Acorda Cidade que a ferramenta vai informar as notas, se o aluno fez as provas, seu desempenho, se ele foi à escola e quais os conteúdos das aulas, além de ter acesso ao calendário letivo.
“Sabemos das dificuldades que os pais têm de acompanhar o dia a dia dos filhos na escola porque muitos deles trabalham, e esse aplicativo vai ajudá-los a acompanhar as notas, o desempenho e eles poderão interagir com unidade escolar visando o aprendizado de seus filhos. O “Sempre Juntos: Acompanhe seu filho na escola” já está disponível na página prefeitura de Feira de Santana. Ao acessar a página abrirá alguma informações, o pai ou a mãe vai autenticar com dados da criança e vai abrir o calendário letivo e as demais informações”, informou Jayana em entrevista ao Acorda Cidade.
A rede municipal de ensino possui quase 49 mil alunos matriculados e, segundo a secretária, a ferramenta atenderá a todos. Jayana informou ainda que os professores terão que manter o site atualizado lançando as notas, os conteúdos, as presenças e as demais informações sobre os estudantes.
Ela esclarece que o portal do aluno “Sempre Juntos” não substitui a presença dos pais nas escolas, mas vai contribuir muito para que eles possam ajudar os alunos nas atividades escolares.
“Já temos uma política pedagógica de cada três meses as escolas apresentarem o rendimento dos alunos, em uma reunião, mas ainda há país com dificuldade em comparecer. Com a ferramenta eles poderão acompanhá-los o dia inteiro. Já os professores terão que estar com os lançamentos das notas dos alunos em dia. Lançar as atividades realizadas e os pais poderão acompanhar, não apenas o rendimento dos filhos, mas também o trabalho dos professores. Apesar da novidade a presença dos pais na escola será mantida. A tecnologia vem para nos auxiliar e facilitar a vida destes pais para acompanhar os filhos nos estudos, e ajuda-los nas tarefas de casa”, concluiu.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O prefeito Colbert Martins Filho disse que a ideia surgiu depois que ele visitou o campus Feira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) há dois meses e no momento estava sendo realizada uma reunião com a presença de muitos pais.
“Vi todos os professores discutindo o boletim dos alunos com os pais. Tinha uma sala lotada por ser da disciplina de física, que teve as notas mais baixas. Todos os pais interessados em saber quem foi bem, que não foi bem, por que não foi bem. Tudo isso foi primeiro para os pais pela internet. O aplicativo não é para controlar os alunos, mas é o contato permanente paras saber se as notas estão adequadas ou se não estão”, destacou.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação informou que o objetivo da iniciativa é estimular nos pais a consciência de que é necessário maior envolvimento no processo de aprendizagem de seus filhos, fortalecendo a parceria entre escola e família.
Para a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Jozelia Araujo, o acompanhamento conforta os filhos, eleva a autoestima e gera um sentimento de corresponsabilidade dos pais para com as crianças, e delas para com seus estudos e seus pais.