Saúde

Presidente da Fundação Hospitalar explica como funciona campanha do Outubro Rosa no CMPC

Ainda segundo a presidente da Fundação, a campanha vai até o dia 30, e o CPMC, que normalmente abre a partir das 8h, durante a campanha está abrindo a partir das 7 horas.

Laiane Cruz

Após reclamações de pacientes que se dirigiram ao Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), em Feira de Santana, mas não conseguiram a realização de exames pela campanha do Outubro Rosa, na terça-feira (23), a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, esclareceu que a campanha é direcionada a todas as unidades da rede municipal e não apenas ao CMPC.

“O CMPC é uma unidade da Fundação Hospitalar que participa do Outubro Rosa desde o início, onde a gente diariamente vem fazendo 100 atendimentos por dia”, informou Gilbert Lucas.

De acordo com ela, na unidade é feita a triagem das pacientes para atendimentos como preventivo, ultrassom transvaginal e ultrassom de mama para aquelas pacientes que já realizaram a mamografia e o médico solicitou a ultrassom mamária.

Ainda segundo a presidente da Fundação, a campanha vai até o dia 30, e o CMPC, que normalmente abre a partir das 8h, durante a campanha está abrindo a partir das 7h.

“A gente vem fazendo o possível para atender a demanda. Mas tem outras unidades da rede que também fazem o preventivo. A gente sabe que muitos pacientes procuram o CMPC pra fazer o preventivo porque sabem que é uma unidade que dá o direcionamento e tem um resultado rápido; a gente direciona para o especialista na própria unidade, que é o ginecologista, e a gente tem os equipamentos necessários”, afirmou.

Gilbert Lucas destacou ainda que terminando a campanha do Outubro Rosa, caso fique um quantitativo de pacientes sem atendimento, eles deverão ser agendados.

“Agora é importante frisar que a campanha é em toda a rede e não somente no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer. A mamografia é acima dos 49 anos. Esse protocolo é do Ministério da Saúde. O ultrassom de mama só é realizado após a mamografia. E o ultrassom transvaginal a gente só realiza depois que é feito o preventivo”, explicou.

Leia também: Debaixo de chuva pacientes madrugam e não conseguem senha para realização de exames da Campanha Outubro Rosa

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários