Rachel Pinto
Muitas mulheres madrugaram nesta terça-feira (23) e enfrentaram a chuva para tentar conseguir uma senha para a realização de exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), Romilda Maltez, na Rua Barão do Rio Branco, em Feira de Santana. Elas relataram que foram participar das ações da Campanha Outubro Rosa e chegaram por volta de 5h da manhã.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Às 8h as senhas já não existiam mais e só havia vaga para mamografias. Elza de Jesus Santos contou a reportagem do Acorda Cidade que na sexta-feira (19) foi ao CMPC tentar realizar o exame e não consegui. Hoje ela retornou ao local e novamente vai voltar para casa sem fazer o exame.
“Eu vim de novo tentar uma vaga e não consegui. Isso é um absurdo. Eles falam que é Campanha de Outubro Rosa, mas chega aqui a gente não consegue fazer nada”, disse.
A paciente Eliane Oliveira de Jesus também foi tentar realizar o exame preventivo completo e não teve sucesso. Ela contou que foi informada que não há mais vagas e só existem senhas para marcação de mamografia para mulheres acima de 50 anos.
“Não estou vendo nada de Outubro Rosa. Disseram que a campanha é só 15 dias. Eu moro no George Américo, deixei meu filho em casa e cheguei aqui às 5h da manhã. Soube que os exames já foram encerrados e isso é um absurdo, eu não aceito”, acrescentou.
As pacientes que aguardavam na fila estavam revoltadas com a situação e se protegiam da chuva e do frio com guarda-chuvas e casacos.
Segundo a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas, o Ministério da Saúde determinou que a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) só pode ser feita em pacientes a partir dos 49 anos. Na fila havia mulheres com 42, 45 anos. A diretora informou ainda que o exame preventivo é agendado.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.