Milena Brandão
No Dia Mundial da Alimentação Saudável (16), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou uma ação para conscientização da alimentação saudável com estudantes e profissionais de nutrição, no estacionamento da prefeitura. O evento foi aberto ao público, que pode contar orientação e esclarecimentos sobre hábitos alimentares.
De acordo com a nutricionista, Taise Paixão Marques, alimentação saudável consiste em manter o equilíbrio. “É priorizar alimentos mais naturais, que sejam mais ricos em fontes de fibras e diminuir o consumo de alimentos industrializados, com teores exacerbados de sódio, gordura e carboidratos que podem vir causar danos à saúde”, explicou.
Os excessos, envolvendo carboidrato, açúcar e gordura, ainda são comuns à rotina alimentar de muitas pessoas. Uma alimentação equilibrada fornece ao organismo os nutrientes necessários para a manutenção do metabolismo saudável. Por isso, é importante a orientação de um profissional sobre quais alimentos comer, em que quantidade e em que refeição.
Segundo a nutricionista Lindimeire Alves, tudo deve ser feito com moderação. “Um pouco de cada alimento. O consumo de frutas, legumes, verduras e fibras deve ser priorizado. A alimentação tem que ser nutritiva, mesmo contendo gordura e proteína”, orientou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade