Insegurança

Módulos policiais desativados são alvos de vândalos e usuários de drogas

O que antes era local de trabalho de policiais, agora é ponto de abrigo para mendigos, vândalos e toxicômanos.

Ney Silva
 
A situação dos módulos é critica depois que foram abandonados. O que antes era local de trabalho de policiais, agora é ponto de abrigo para mendigos, vândalos e toxicômanos.
 
Os módulos policiais que foram desativados no ano passado por determinação do Comando Geral da Policia Militar da Bahia estão sendo alvo da ação de vândalos. Com exceção do chamado módulo 01, localizado em frente a Prefeitura Municipal os demais equipamentos foram desocupados. Outra exceção, de acordo com o soldado da Polícia Militar Jhonatan Cordeiro, são os módulos dos bairros Tomba e Cidade Nova, além do módulo da Praça Duque de Caxias,  que estão funcionando.
 
A iniciativa da Policia Militar da Bahia teve como justificativa a melhoria do policiamento nas ruas com a remoção desses policiais que trabalhavam nos módulos. Parece não ter sido a solução porque o índice de homicídios em 2010 foi alto em Salvador, Feira de Santana e nas principais cidades da Bahia.
 
 
 Foto: Ney silva

No módulo do bairro Estação Nova a presença de vândalos e desocupados foi terrível. Além da estrutura geral do módulo só restam as armações das portas e janelas. Toda a parte de vidros da porta de entrada e das laterais foi destruído. O interior tem papelão, lixo e até fezes.

Foto: Ney silva

Se o Comando Geral da PM não agir rápido talvez em pouco tempo a destruição seja total. Nos demais locais como nos módulos na Praça do Conjunto George Américo e em frente ao Colégio Assis Chataubriand a situação não é diferente.

 
Solução
  
A situação dos módulos policiais deverá ser resolvida em curto espaço de tempo. Quem afirma é o tenente-coronel Adelmário Xavier, sub-comandante do CPRL- Comando de Policiamento Regional Leste.
 
Ele informou ao Acorda Cidade que o CPRL está realizando um estudo para verificar os bairros onde a violência está mais acentuada e nesses caso alguns módulos poderão ser reativados. Ele esclareceu no entanto, que se isso ocorrer a ocupação desses equipamentos não será feita pela Polícia Militar e sim por guardas municipais.

Foto: Ney silva

Segundo Adelmário Xavier, o coronel Hélio Alves Gondim comandante do CPRL já se reuniu com o prefeito Tarcizio Pimenta para discutir um provável convênio que permitirá a presença da Guarda Civil Municipal nos módulos. A PM nesse caso daria apoio  ações ostensivas caso sejam necessárias
  

O prefeito  confirmou na manhã desta quarta-feira que o governo municipal tem interesse em reativar os módulos e aguarda uma posição do Comanda Geral da PM para que isso aconteça. Se demorar muito pode ser tarde demais e os equipamentos correm o risco de ser totalmente destruídos.
 
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários