Após a contagem oficial dos votos encerrada na madrugada da última segunda-feira (8) foi possível verificar quais os candidatos tiveram mais votos na segunda maior cidade do estado da Bahia. O candidato José Ronaldo que já foi alçado quatro vezes ao posto maior do município, o cargo de prefeito, obteve 147.930 votos, todavia desta feita concorrendo ao cargo de governador do estado, foi o mais votado na cidade, o que configura uma vitória particular.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O segundo candidato mais votado foi o presidenciável Fernando Haddad, que obteve 138.944 votos e conseguiu se manter na disputa para o 2º turno que acontecerá no próximo dia 28. O candidato inclusive encerrou sua campanha do 1º turno na cidade no último sábado (6). O governador reeleito Rui Costa aparece como o terceiro mais votado na cidade com 133.761. Na sequência os mais votados foram Jaques Wagner, Ângelo Coronel, o presidenciável Jair Bolsonaro e o Irmão Lázaro. Exceto Jair Bolsonaro, os três concorreram ao cargo de senador.
Levando-se em consideração somente os candidatos que residem no município, estes números mostram uma antecipação da disputa pelo paço municipal em 2020. Sendo assim José Ronaldo, Irmão Lázaro, José Neto, Targino Machado, Carlos Geilson, Geruza Sampaio, Jhonatas Monteiro e a professora Dayane Pimentel terão papel preponderante na próxima eleição ou ao menos terão que ser ouvidos, soma-se isso a força do atual prefeito Colbert Martins (MDB) que poderá concorrer a reeleição e o deputado federal Fernando Torres (PSD) que é ligado ao senador Otto Alencar e já demonstrou disposição em entrar na disputa. Evidementemente que o processo também ocorrerá sob a batuta do Palácio de Ondina. Daqui para lá muita água vai rolar no tabuleiro da política local. Confira a lista abaixo:
Reportagem: Thiago Fonseca/Acorda Cidade