Cultura

Fenatifs traz pela primeira vez a participação de dois críticos teatrais

Apresentações se estendem até 12 de outubro em diversos espaços de Feira e região.

Acorda Cidade

O mediador e crítico teatral Ricardo Schöpke (RJ) esteve presente no Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) durante quatro edições contribuindo de forma muito positiva através da sua análise dos espetáculos, gerando, além da crítica teatral embasada e enriquecedora, um novo formato para o festival que nessa edição de 2018 passa a ser conduzida pelos críticos Dib Carneiro Neto (de São Paulo) e Leidson Ferraz (do Recife).

Dib é um dos principais nomes do jornalismo cultural do Brasil, com passagem por veículos como a Veja São Paulo e o Estadão. Além de dramaturgo premiado, é membro da conceituada APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) que escolhe os melhores do teatro infantil na capital paulista. Liedson também é jornalista, pesquisador e escritor. O ex-ator é um dos mais profundos conhecedores da história do teatro pernambucano.

(Foto: Divulgação/ Crítico Liedson Ferraz)

Os dois críticos teatrais estão presentes desde o começo desta edição do Fenatifs e vão acompanhar toda programação até o próximo dia 12. Além de assistir a todos os espetáculos da mostra competitiva, ao final das apresentações, farão uma conversa com os grupos. O papo é aberto a quem da plateia estiver interessado em participar.

Nesse bate-papo informal e descontraído, Dib e Leidson farão seus comentários opinativos, procurando expor aos grupos seus conceitos sobre uma boa montagem de espetáculos para crianças e jovens – e deixando claro a cada companhia participante quais são suas avaliações críticas.

Os dois profissionais, da forma mais clara e franca possível, apontarão o que gostaram e o que não gostaram em cada apresentação, mas sempre preocupados em que suas falas sejam construtivas e embasadas em critérios objetivos.

A ideia do Fenatifs em manter a presença da crítica teatral no festival é contribuir com a trajetória dos grupos, estimular a reflexão sobre os espetáculos e promover uma troca de ideias entre artistas e críticos, algo que vai muito mais adiante do que apenas realizar uma mera conversa de avaliação.

Como registro escrito para aproveitamento dos grupos, os dois críticos – além de debater oralmente – também se comprometerão a produzir textos curtos e opinativos a respeito de cada montagem.

Artistas de 10 estados representados no Fenatifs 2018

O 11º Fenatifs conta com grupos e artistas de 10 estados, com a participação de 14 espetáculos selecionados via editais e cinco espetáculos convidados que se apresentam como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos.

Nas Atividades Paralelas o Fenatifs promove 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região.

Confira a programação completa do Fenatifs 2018 no site: www.ciacucadeteatro.com.br

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários