Laiane Cruz
Atualizada às 12:49
Construído entre 1921 e 1926, o prédio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana é patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o Ipac, e está passando por uma pintura em sua área externa a fim de manter sua conservação.
De acordo com o diretor da prefeitura e assessor do prefeito Colbert Martins, Eduardo Teles de Andrade, o trabalho de manutenção visa manter a beleza, utilizando uma tinta de cor sóbria e semelhante à original, a fim de não perder os seus elementos históricos.
“Acreditamos que todos vão gostar. Esse prédio é quase que diariamente visitado por escolas para falar sobre Maria Quitéria e o Paço Municipal. É muito importante para Feira de Santana. O pessoal vem conhecer o prédio, suas dependências, por ter um salão muito bonito, e os móveis são de Jacarandá, fabricados há mais de 100 anos. A galeria dos ex-prefeitos também está funcionando. E estamos trabalhando no dia a dia para deixar o prédio muito bonito”, afirmou Eduardo Teles.
Segundo ele, neste momento, será pintada apenas a área externa e posteriormente será feita a pintura da parte interna. “A qualidade da obra é apenas uma conservação da pintura, desde a restauração que foi feita há quase 20 anos. Ela é toda baseada com fita. O pessoal pinta e depois tira a fita. É um trabalho minucioso feito por uma equipe com pessoas capazes”, explicou.
O trabalho começou há mais ou menos 60 dias e dentro de mais 60 deve ser concluído. O investimento é de cerca de R$ 186 mil, e o serviço é realizado pela empresa FBC Comércio e Serviços LTDA, de Feira de Santana, vencedora da licitação.
Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.