Acorda Cidade
Mais um grupo com 230 venezuelanos embarcou nesta terça-feira (25) para dois estados brasileiros. A ação faz parte da chamada interiorização dos imigrantes, já que as cidades próximas às fronteiras estão superlotadas. Os refugiados decolaram de Boa Vista, capital de Roraima. 90 deles pousaram em Curitiba, no Paraná, e outros 140 em quatro cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Canoas, Esteio e Cachoeirinha.
Esta é a décima etapa do processo de interiorização do governo federal. Já foram realizados 17 voos desde abril. Oito estados do país, além do Distrito Federal, receberam mais de 2.200 imigrantes.
De acordo com a Casa Civil, responsável pelo processo, todos os imigrantes têm documentação, como CPF e carteira de trabalho, foram vacinados, submetidos a exames de saúde e aceitaram participar voluntariamente do processo.
A ação conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).