Acorda Cidade
Uma jiboia salamanta, espécie também conhecida como "cobra de veado", medindo aproximadamente 1.60 metro, foi capturada pela Guarda Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (17) no Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Feira de Santana.
O animal foi encontrado no órgão no domingo a noite. Funcionários recolheram a cobra e informaram o fato através da Central 156. Na manhã do dia seguinte prepostos da Guarda Municipal foram até o local e realizaram a remoção do animal, que foi levado para o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
Animal foi devolvido a natureza
"O Parque é uma reserva natural, com mata atlântica e possui outras espécies semelhantes. Com isso devolvemos o animal à natureza", explica o inspetor GM Reginaldo Pinto, que participou da ação.
Corporação é cada vez mais acionada
O comandante da Guarda Municipal Ailton Almeida, ressalta que é cada vez mais comum a corporação ser acionada pela população para esse tipo de demanda. "Em qualquer situação como essa as pessoas podem e devem acionar a Guarda Municipal. Todos sabem do risco que é o contato com animais silvestres, bem como deve-se evitar maltratá-los ou mantê-los em cativeiro. Sempre que a nossa corporação é acionada comparece ao local para fazer a remoção da forma correta e segura, e devolver o animal ao seu habitat natural", explica.
O vigilante do IFBA, Mateus Reis de Oliveira, informa que não é a primeira vez que aparece serpentes na localidade. Para acionar a Guarda Municipal para esse tipo de serviço, o cidadão deve entrar em contato através do telefone da Seprev: (75) 3221-1257.