Rachel Pinto
Para celebrar os 185 anos de Feira de Santana, 142 alunos do 3º ano da Escola João Paulo I, estiveram nas escadarias da prefeitura na tarde desta terça-feira (18) e cantaram músicas de artistas feirenses. O coral de alunos denominado Brasil Feirense faz parte do projeto 'Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre' desenvolvido pela escola que tem como objetivo estudar a cultura e história da cidade.
Os alunos cantaram músicas que remetem a cidade dos cantores Célia Zahin, Carlo Pita e Pititiu. Houve também uma apresentação teatral e a encenação de um diálogo entre Ana Brandoa e Domingos Barbosa de Araújo.
A coordenadora pedagógica Karine Oliveira contou que o projeto Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre mantém viva a identidade de Feira de Santana, desde a sua origem até uma projeção futura. Os alunos estudam a cidade tanto em sala de aula, como em visitas de campo e nos bairros em que moram, por exemplo.
“Esse é um projeto anual. Começou no mês de abril e tem sua culminância em uma grande festa em homenagem a nossa cidade. Na festa é retratada toda a história da cidade até a perspectiva futura”, afirmou.
Ednália Aquino, que é coordenadora das turmas do Ensino Fundamental 2 da escola, disse que o projeto engloba alunos de 8 até 14 anos de idade. Os estudantes maiores estudam a fase de “Sempre” de Feira de Santana e analisam inclusive os problemas.
“Discutem o que pode ser feito. Entendem a construção dessa história e os problemas. Como por exemplo, a desorganização do centro comercial. Os alunos começam a ter uma visão mais crítica e reflexiva da realidade com a intenção de transformá-la”, contou.
A coordenadora frisou ainda que o projeto revela nos alunos um sentimento de paixão e pertencimento à Feira de Santana.
O aluno Ian Fadigas, de 9 anos, afirmou que aprendeu muito participando do projeto sobre a cidade.
“Eu acho minha cidade muito bonita e gosto muito de morar aqui”, comentou.
Ana Batriz de 8 anos, que também estuda na Escola João Paulo I, confirmou o comentário do colega Ian e disse que acha Feira de Santana uma cidade muito bonita.
“A minha cidade é uma cidade linda”, finalizou.
Com informações e fotos do repórter Ed Santo do Acorda Cidade.