Rachel Pinto
A Expofeira é um evento que faz parte da programação da cidade e já está na agenda de muitas famílias de Feira de Santana e cidades vizinhas. Há várias opções de distração para os adultos e principalmente para as crianças. Pipoca, algodão doce, parque de diversões e brinquedos são alguns pontos dessa lista que deixa as crianças eufóricas, mas ainda assim nada se compara ao entusiasmo que os pequenos têm ao ficarem bem próximos de animais como bois, ovelhas, carneiros, cavalos e principalmente os pôneis.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
O passeio de pôneis é uma aventura lúdica e mexe com a imaginação da turminha pelo fato dos animais serem de pequeno porte, mansos e expressarem muita fofura e beleza.
No Parque de Exposições há pôneis machos e fêmeas, de todas as cores e com adereços caprichados como a sela e trancinhas na crina que encantam também os adultos. É de praxe as crianças darem uma voltinha pelo parque montadas nos cavalinhos e os pais registrarem muitas fotos e vídeos.
Uma volta de pônei custa R$5 e o percurso é de cerca de 600 metros. A criança monta no cavalo que é guiado no cabresto pelo tratador.
O pônei Carrossel que tem cinco anos, faz sucesso entre as crianças e fica sob o cuidado do tratador Zenilton dos Santos Soares.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
Segundo Zenilton, o animal é muito manso e tranquilo e as crianças sempre querem repetir o passeio. Ele informou que o haras em que trabalha está participando da Expofeira com dez pôneis e o trabalho de tratador consiste em ficar alerta às necessidades e cuidados com os cavalos.
Cuidados com o animal
Para acompanhar o pique da criançada os pôneis sempre estão bem alimentados, comem ração, bebem água nas baias e descansam durante toda a noite e uma parte do dia.
“Já teve criança que repetiu o passeio de pônei cinco e até sete vezes. Elas adoram os cavalinhos e algumas não querem nem descer. Pedem aos pais para levar os pôneis para casa. Os pôneis trabalham aqui no parque de 13 às 17h. Depois eles vão descansar”, explicou.
Zenilton comentou que trabalha como tratador de animais há três anos e gosta muito do que faz. Para ele, o convívio com os pôneis é uma terapia.
“Trabalhar com animais é a melhor coisa pra mim. É muito prazeroso”, afirmou.
Na Expofeira é possível encontrar pôneis jovens como Carrossel e outros que chegam a 20 anos de idade. A altura desses animais é de 86 cm a 1,5m em média e eles podem chegar até aos 34 anos de vida.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
Eles são tão famosos que basta dar uma volta pelo parque que encontra-se fotógrafos com estátuas de pôneis, convidando os pequenos visitantes para registrarem uma foto. As estátuas são uma boa opção para as crianças que não se sentem à vontade para montar nos animais de verdade e aquelas que são muito pequenas e não tem equilíbrio para a montaria. Quando o assunto é pônei, tudo vale a pena.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
Além dos pôneis, há também outros animais na versão miniatura, como os mini-bois e vacas. Eles fazem tanto sucesso quanto os animais de grande porte.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade