Redação Catho
Desejar algo é fundamental para a motivação das pessoas e na perspectiva profissional, por exemplo, o anseio pode ser conclusivo para o sucesso. Uma promoção, um aumento de salário, uma recolocação, requalificação, enfim, estes desejos podem servir como combustível que guiam profissionais ao êxito.
Todos desejam conquistar algo e, após esse desejo, desenvolvem a intenção da conquista – porém, muitos param por aí e não concretizam a sua vitória. Por que isso acontece? Porque falta a atitude!
Intenções ou atitudes qual fator é mais importante para um profissional? João Alexandre Borba, coach e psicólogo responde. “Muitos dizem que ‘o que vale é a intenção’, mas eu digo que boas intenções não possuem nenhum valor se não se transformam em uma atitude concreta. Você já deve ter ouvido falar que ‘de boas intenções, o inferno está cheio’, não é? Então, é preciso entender que apenas o desejo e a intenção de conquistar algo não são o suficiente, é preciso colocar em prática esses desejos”, explica.
Como ser um profissional de atitude?
Muitos profissionais são excelentes em desejar, mas não possuem intenções e nem agem para que seus anseios sejam viabilizados. Talvez por receio de errar ou por não serem levados a sério e também há aqueles casos em que se pensa “é melhor deixar como está”. Mas esta atitude deve ser alterada, a inovação é um dos caminhos para se concretizar desejos. Fazer diferente, pensar diferente, só assim os resultados mudarão.
“Por isso que eu digo: a receita perfeita para conquistar os seus objetivos é juntar a intenção e o desejo com a atitude. A intenção e o desejo servem apenas para a pessoa se ver ‘no futuro’, ou seja, como ela seria se conquistasse aquilo que deseja e intenciona. A atitude é o que faz isso tornar-se realidade”, explica Borba.
João Alexandre também ressalta a importância de ter autoconhecimento para fazer as melhores escolhas. “É comum que muitos se sintam inseguros quando se deve escolher algo, mesmo porque existem vários caminhos para considerar. Sendo assim, encontra-se as melhores soluções quando se busca respostas dentro de si mesmo o que ajuda a fortalecer atitudes e intenções”.