Entrevista

Coaching explica quais são os segredos para ser um profissional de sucesso; confira

Definir em que posição profissional você deseja estar em cinco anos é uma das etapas mais importantes.

Milena Brandão

Depois de ministrar uma palestra nesta quinta-feira (16) em Feira de Santana, o máster coaching e mestre em Administração de Empresas, Alexsandro Nascimento, bateu um papo com o Acorda Cidade sobre “Os segredos dos profissionais de sucesso”. Confira:

Acorda Cidade: Quais são os segredos dos profissionais de sucesso?

Alexsandro Nascimento: A receita é difícil encontrar. Eu venho estudando isso há muitos anos, a gente identifica padrões de pessoas que se destacam em qualquer carreira. Todo profissional de sucesso tem uma coisa muito importante chamada clareza profissional. O que é isso? Eu costumo utilizar uma seguinte frase muito usada na Inglaterra: Aquilo que você não pode ser, você não pode ser. Então, tem que estar muito claro pra pessoa em que lugar ela quer chegar profissionalmente.

Eu sou de família de pescadores de camarão e durante muito tempo eu não tive clareza profissional. Quando a gente não sabe por qual caminho vai, qualquer caminho serve.

Algumas questões ajudam a ter essa clareza:

1. Onde você quer estar daqui a cinco anos?

2. Quem eu não sou? (o que eu não gosto de fazer)

3. Quem eu sou? (o que eu gosto de fazer)

Unindo as duas últimas respostas, você consegue responder a primeira e alcança a clareza profissional. 

AC: O que é que determina que algumas pessoas se destaquem na profissão e outras não?

AN: Primeiro, a clareza profissional. Segundo, ter uma comunicação acima da média. Algumas dicas, independente da área, ajudam a ter uma comunicação acima da média:

1. Falar o que pensa, é diferente de falar sem pensar. Muita gente fala o que pensa no ambiente de trabalho e depois se arrepende. As vezes procede o que está sendo dito mas não é o momento de ser dito. Então, é preciso pensar antes de falar. 

2. Ouvir. É comum no mercado as pessoas ouvirem pra falar mas é importante ouvir para compreender. Opiniões diferentes não significam que o outro está errado. 

3. Analisar os interlocutores. Você vai conhecer um cliente novo ou um chefe novo, você precisa perceber se ele tem uma comunicação objetiva ou detalhista. Pessoas objetivas fazem interjeições como o que, quando e quanto. Pessoas detalhistas perguntam como, por que e contexto. Nesse momento, que você prestou atenção no seu interlocutor, você se comunica à maneira dele. 

Cada profissional precisa pensar como se já estivesse lá. Há uma pesquisa que diz que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. Para você pensar como se já estivesse na posição profissional que você quer, você tem que conviver com pessoas já estiveram lá ou que estão caminhando para isso. Se você anda com a panelinha que reclama da empresa, por exemplo, isso não ajuda a você e nem a ninguém. 

AC: Você participou de um projeto social também?

AN: Ontem, quinta-feira, nós fizemos uma análise comportamental com quase quarenta alunos do Colégio Municipal Rotary. Eles saíram sabendo qual é o perfil comportamental de cada um e como usar essas características a favor deles. 

Dois perfis que saíram muito ontem pessoas influentes que gostam de se relacionar e se comunicar e as pessoas mais concentradas, analíticas. Nesse projeto, a fluxo vai democratizar as informações para que a gente possa desempenhar o nosso papel social. 

AC: Quem é o nosso maior concorrente no mercado de trabalho?

AN: Você mesmo. Quando você acorda, não procrastina, estuda, dá o seu melhor, tem clareza, tem uma comunicação precisa e anda com as companhias certas, você é a sua melhor versão. Não há concorrentes pra você. 

Sobre a Fluxo FGV

Conveniada a Fundação Getúlio Vargas, a Fluxo promove em Feira de Santana e região cursos de Pós-graduação latu sensu, que inclui os MBAs, pós-adm e cursos de curta duração para aperfeiçoamento e atualização profissional. Durante os seis anos que a FGV Fluxo está em feira de Santana, a vida de 500 alunos já foi impactada. 

As turmas abertas para MBAs em gestão empresarial, gestão em saúde, gestão comercial e vendas. Maiores informações através do contato: (75) 3022-3333 ou 3022-5555.
 

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