Acorda Cidade
As assistentes sociais do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), serviço oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveram uma reunião nesta terça-feira (11) com os pacientes portadores de câncer e que vão receber o tratamento radioterápico em Itabuna. No encontro, realizado no auditório da SMS, as profissionais apresentaram os pacientes, que já foram beneficiados pelo serviço, recebendo o tratamento.
Conforme a coordenadora do TFD, Antônia Del Carmen Rivas, o objetivo do encontro vai além de apresentar o serviço. "Também esclarecemos sobre alguns direitos dos pacientes e promovemos uma espécie de terapia, para que eles conheçam uns aos outros e viajem mais confiantes para realizar o tratamento”, destaca.
Ainda de acordo com a coordenadora, a oferta do serviço em outra cidade ocorre por conta da falta do mesmo em Feira de Santana. “No momento, o Sistema Único de Saúde (Sus) não está oferecendo este tratamento em nossa cidade. Como os cidadãos não podem esperar, a SMS firmou uma parceria com entidades de Itabuna”, salienta Rivas.
Os 15 pacientes e acompanhantes que irão embarcar na próxima terça-feira (18) terão direito, além do tratamento, a hospedagem e alimentação durante o tempo em que estiverem realizando a radioterapia. O transporte dos cidadãos do local de hospedagem até a unidade de realização do tratamento também é disponibilizado pela SMS.
Uma paciente, que preferiu não revelar o nome, disse que está se sentindo mais segura para viajar e enfrentar o câncer, pois na reunião pôde ver o cuidado e a qualidade das equipes da SMS e Itabuna. Esta é a quinta turma de pacientes que viajam para receber o tratamento. A soma de cidadãos beneficiados pelo serviço chega a um total de 63 pessoas, sendo que cada um deles tem direito a um acompanhante. ( As informações são da Secom)