Acorda Cidade
O empreendedorismo está em alta em todo o mundo. Segundo o relatório global da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017/18, 74% dos empreendedores do planeta estavam em busca de uma nova oportunidade quando abriram um negócio – nem sempre por necessidade, como acredita-se equivocadamente em muitos casos.
Seja buscando aproveitar uma oportunidade ou sanar uma necessidade, o fato é que cada vez mais indivíduos buscam a sua autonomia profissional. Reunimos abaixo três grandes histórias de empreendedores, que mudaram o rumo de suas vidas a partir de um novo negócio. Confira e inspire-se!
1) Ex boia-fria cria o maior e-commerce de semijoias do país
Sabrina Nunes começou a vida trabalhando com a venda de picolés na zona rural do norte de Minas Gerais, e em seguida como cortadora de cana. Porém, a perseverança da mineira trouxe grandes transformações em sua vida. De cortadora de cana passou a trabalhar como secretária em um canavial no Mato Grosso do Sul, e anos depois formou-se em serviço social. Conseguiu uma bolsa de estudos em engenharia no Rio de Janeiro e aí a grande virada ocorreu.
Ao buscar uma atividade extra para complementar a renda, Sabrina investiu R$ 50 em material e criou algumas bijuterias, revendendo-as na internet. As peças fizeram sucesso, o faturamento foi crescendo, e Sabrina decidiu criar uma loja online para os produtos. Nasceu então a Francisca Jóias, que hoje conta com uma rede de mais de 600 revendedores e um faturamento de mais de R$ 2,4 milhões. Sabrina também possui um blog, onde dá dicas de empreendedorismo, incentivando outras pessoas a mudarem o rumo de suas vidas.
2) O maior vendedor brasileiro do Mercado Livre
Ao decidir vender no Mercado Livre um item usado da loja de som do pai, o empreendedor Raphael Parros não imaginava como sua vida mudaria a partir dali. A venda ocorreu quando o empresário tinha apenas 17 anos e foi o embrião da RP Som, uma loja presente na plataforma Mercado Livre e que faturou R$ 7 milhões em 2017.
Este feito transformou Raphael no maior vendedor brasileiro da plataforma e ganhador do Prêmio Histórias que Inspiram 2017, evento organizado pelo Mercado Livre Argentina e Endeavor Argentina. A RP Som conta hoje com aproximadamente 1.400 anúncios cadastrados, e tem como atrativo a venda antecipada das grandes novidades do segmento e o atendimento totalmente personalizado aos clientes.
3) De um velório a um negócio milionário
Em 2010, o jovem paulistano Eduardo Shimizu de Gouveia perdeu seu avô e, buscando na internet uma coroa de flores que pudesse comprar para homenagear o patriarca da família, percebeu que o produto não era vendido online. Trabalhando na época em uma grande multinacional, Gouveia percebeu que este era um nicho até então inexplorado, e que ali residia uma chance de um negócio inovador. Com apenas 24 anos de idade, criou então o e-commerce Coroas para Velório, o site pioneiro no país especializado neste tipo de produto. Faturou em apenas um ano de atividades mais de R$ 1,5 milhão.
O site oferece aos compradores coroas fúnebres dos mais variados tipos e valores, e seu principal diferencial é a entrega em qualquer localidade do país em apenas duas horas.