Acorda Cidade
Se pudesse, a maioria dos brasileiros deixaria o país para morar no exterior. É o que revela uma pesquisa feita no mês passado pelo Instituto Datafolha e divulgada neste domingo (17) pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento indica que 62% dos jovens com idade entre 16 e 24 anos, fariam as malas e iriam embora do Brasil.
Ainda segundo a pesquisa, o desejo de viver além das linhas da fronteira brasileira é de 43% da população adulta. Ao todo, 70 milhões de brasileiros com mais de 16 anos têm vontade de ir embora do Brasil. Estados Unidos, Portugal e Canadá são os destinos mais cotados.
O balanço aponta ainda que, quando a divisão é feita por classe social, o desejo de morar fora do Brasil é maior entre os mais ricos. Entre as classes A e B, a intenção é de 51% dos entrevistados. Já dos que pertencem à classe C, a taxa é de 44%. Em relação à classe D, 30% querem ir morar no exterior.
Entre 2008 e 2017, o número de vistos pedidos por brasileiros para morar nos Estados Unidos chegou a dobrar, atingindo um total de 3.366 no último ano. Em relação às intenções dos brasileiros de adquirirem nacionalidade portuguesa, só no consulado de São Paulo, 50 mil pessoas manifestaram o desejo em 2016.
A pesquisa foi realizada em maio deste ano e 20.090 pessoas de 139 municípios brasileiros foram ouvidas.