A Ecologia é hoje, possivelmente a bandeira mais universal das bandeiras, assumindo contornos planetários. Inquilinos, desse maravilhoso Planeta Terra, nós seres humanos, descuidados, maltratamos o meio ambiente, nossa Casa Comum, ameaçando a própria vida.
OS RESULTADOS apareceram e o homem continuou explorando a natureza, sem critérios, e poluindo o meio ambiente. Num nível crescente foram aparecendo as denúncias: águas poluídas, espécies extintas, escassez de determinados produtos. Depois, veio o aquecimento global e a desertificação de grandes áreas. Hoje, a Terra está decadente, assemelha-se, a uma grande lixeira.
A CADA ANO que passa, portanto, as estatísticas que envolvem o meio ambiente têm se alterado para pior. Cresce o buraco na camada de ozônio, aumentam os índices de poluição do ar, o nível de potabilidade das águas despenca; a área verde encolhe… E apesar de todos esses indicativos de perda de qualidade de vida para as atuais e, principalmente, para as futuras gerações, ainda são tímidas as possibilidades de um reencontro harmonioso entre o homem e a natureza.
O PAPA Francisco amplia o conceito de meio ambiente ao afirmar que “Salvar o Planeta é salvar os pobres. Eles são as principais vítimas das seqüelas deixadas por invasões de terras indígenas, destruição de florestas, contaminação de rios e mares, uso abusivo de agrotóxicos e de energia nuclear”. O Papa denuncia, também, a “incoerência de quem luta contra o tráfico de animais, mas fica completamente indiferente perante o trafico de pessoas, desinteressa-se dos pobres o procura destruir o ser humano”.
O CAMINHO para cuidar da Casa Comum – do Planeta Terra – é a educação. Uma boa educação familiar e escolar, em tenra idade, coloca sementes que podem produzir efeitos durante toda a vida. A família, é o lugar onde a vida, dom de Deus, deve ser acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta. Quem não cuida da natureza não é cristão.
NO PRIMEIRO capítulo da Bíblia, Deus confia ao homem o cuidado da Casa Comum. A tarefa não foi cumprida. Hoje, o meio ambiente se apresenta com renovadas exigências. Por isso, é bom recordar a velha, mas cada vez mais atual frase: Deus nunca se vinga, os homens às vezes, a natureza sempre. Ou, Deus sempre perdoa, os homens às vezes, a natureza nunca. São Francisco de Assis, patrono da natureza, protegei nosso meio ambiente e abençoai os que o defendem.
+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]