Acorda Cidade
Ainda não se sabe ao certo o que causou o naufrágio parcial de uma balsa que fazia o transporte de pessoas que curtiam a 8ª Festa da Cerveja, realizada no final de semana em Prado, a 796 km de Salvador, no extremo sul da Bahia. O acidente ocorreu durante a madrugada deste domingo, 2, ao final da festa, e não houve feridos graves.
Três oficiais da Agência da Capitania dos Portos de Porto Seguro estão em Prado desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 3, para investigar as causas do acidente. Eles não deram informações e aguardavam que mergulhadores da empresa Previtur Turismo e Lazer, dona da balsa, realizem buscas de objetos perdidos.
Divino Passos, dono da Previtur Turismo e da Ilha da Alegria, onde foi realizada a festa, declarou que as pessoas que tiveram danos materiais serão indenizadas. Ele afirmou que havia cerca de 150 pessoas na balsa na hora do acidente, e que a capacidade da embarcação é de 200 pessoas. "Havia oito seguranças na balsa e dois policiais, mas mesmo assim não houve como conter todos. As pessoas entraram em desespero", disse, informando depois que, apesar disso, não houve problemas com o salvamento. Não foi informado quantos coletes salva-vidas havia na embarcação na hora do acidente.
Segundo contou Sêneca Vieira Rodrigues, 28, o Kacá, morador de Prado e testemunha do acidente – ele estava em outro barco que vinha atrás –, a balsa chegava ao cais do Rio Jucuruçu, quando as pessoas, na ânsia de saírem primeiro da balsa, foram para o lado esquerdo da embarcação, que virou de lado, jogando as pessoas ao mar.
Até o meio dia desta segunda-feira, 25 pessoas haviam prestado queixa na delegacia local, segundo informou a delegada Rosângela Santos de Souza. "Todas elas disseram que perderam alguma coisa lá e vão entrar com processo para pedir ressarcimento dos danos materiais. A maioria é de turistas de Minas Gerais. Eles disseram que não foi dado socorro por ninguém na hora do acidente e que não havia coletes salva-vidas pra todo mundo. Vamos fazer perícia no local e investigar mais o caso", declarou. (As informações são do Atarde)