Laiane Cruz
O prazo para regularização do título de eleitor termina nesta quinta-feira (9), e muitos eleitores de Feira de Santana deixaram para se dirigir ao Tribunal Regional Eleitoral na última hora. Por conta disso, aumentou muito a movimentação no órgão nos últimos dias e algumas pessoas correm o risco de não conseguir o atendimento.
“Infelizmente nós brasileiros deixamos pra última hora, e essa semana aumentou muito a movimentação. Na segunda conseguimos atender a todos que vieram, apesar da demora. Ontem, algumas pessoas retornaram sem atendimento, e hoje algumas pessoas não vão conseguir atendimento porque a gente não tem capacidade pra atender todos que nos procuram”, afirmou o chefe do cartório eleitoral, Danilo Pereira.
Ainda de acordo com ele, Feira tem atualmente 380 mil eleitores aptos a votar. O número, segundo Danilo Pereira, é inferior ao das eleições de 2016. “Isso ocorreu por conta dos cancelamentos, e nem todos que cancelaram voltaram pra regularizar. A gente sempre trabalhou com um número próximo da abstenção. Em janeiro sabíamos que não viria todo mundo, e trabalhamos com 80%, mas já passamos disso. Agora quem não fez, precisa voltar em novembro para regularizar a situação”, disse.
Danilo Pereira salientou que, passado o prazo do recadastramento biométrico, os tribunais ficaram vazios. “Até o micareta estávamos atendendo a 200 ou 300 pessoas por dia. Então as pessoas não vieram. Quem não fez não vai votar e também não conseguiria ser candidato porque não tem quitação eleitoral. E tem outras consequências, como ter dificuldade para entrar na universidade pública, concurso público, viajar pra o exterior. Essa pessoa vai ter que vir aqui pra gente dar uma certidão dizendo que não é possível ela fazer o título e vai ficar com essa pendência até resolver a partir de novembro”.
Fotos e informações do repórter Paulo José.