Acorda Cidade
Um dos trechos mais tradicionais do Circuito Maneca Ferreira, durante a Micareta de Feira de Santana, é o espaço destinado aos barracões universitários. Este ano apenas nove equipamentos estão aptos a serem instalados. Essa foi a quantidade de grupos, representando cursos universitários, que apresentou dentro do prazo a documentação exigida pela Secel (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer) para montar barracões durante a festa momesca, que acontece de 19 a 22 deste mês.
A área onde estes espaços são montados é tida como nobre, no Circuito Maneca Ferreira, tanto pela localização como pelo detalhe de atrair um público formado por estudantes universitários, que se destaca pela irreverência.
Neste ano, a Secel pediu que os grupos interessados em participar da festa apresentassem oficialmente documento emitido pela instituição que frequentam informando que a turma era de formandos. A iniciativa regulamentou os pedidos.
Nova medida corrigiu problema que acontecia há anos
O diretor do Departamento de Eventos, Naron Vasconcelos, disse que a exigência, e a consequente queda na demanda para a ocupação daqueles espaços, corrigiu um problema que vinha acontecendo ao longo dos anos.
“O município fazia a doação da área e oferecia toda estrutura porque acreditava que os faturamentos destas barracas se destinavam para a organização da festa de formatura. Era opção deles conseguir recursos para esteS eventos”, diz o diretor.
O Barracão de Engenharia, iniciativa dos estudantes deste curso da Uefs, foi o primeiro a ser montado na Micareta, quando a festa acontecia na avenida Getúlio Vargas – durante anos funcionou na esquina com a rua Barão de Cotegipe.