Rachel Pinto
Uma brincadeira está tomando conta das redes sociais e fazendo com que muitos feirenses se divirtam, brinquem e comentem memórias e fatos de Feira de Santana. A ideia surgiu no Facebook e já se propagou pelos diversos perfis de usuários.
Foto: Reprodução/Facebook
Artistas, professores, jornalistas, estudantes e feirenses de todos os cantos estão publicando uma postagem completando a frase: “Diz que é de Feira, mas…”. A proposta é brincar com a experiência de cada um a partir do contexto e das vivências da cidade, e revelar se a pessoa é ou não um feirense “raiz”.
Foto: Reprodução/Facebook
Entre as brincadeiras os internautas estão lembrando os anos de ouro do antigo Feira Tênis Clube (FTC), bares e clubes que são muito conhecidos e frequentados e também pontos genuinamente feirenses como a Caixa D’água do Tomba, a Feirinha da Estação Nova e o Beco de Miguel das Ervas.
Foto: Reprodução/Facebook
Há ainda postagens com referências a figuras lendárias da Princesa do Sertão, como o “Velho do licuri” que por décadas percorre toda a cidade de sol a sol com os seus longos colares do coquinho. Muitos afirmam que todo feirense legítimo já teve e comeu os coquinhos do colar de licuri.
Foto: Reprodução/Facebook
A brincadeira da postagem “Diz que é de Feira, mas…”, observa o jeito particular do feirense falar e o uso do pronome “Tu”. As flexões do verbo com o Tu vai?, Tu vem, Tu foi? e a sonoridade única que há na cidade. Dialetos baianos com forte características sertanejas, influências de outros regiões e um conjunto de sons e falas que só ecoam por aqui.
Foto: Reprodução/Facebook
Teve internauta que aproveitou a postagem até para satirizar o fato de que muitos feirenses até não se assumem feirenses e são inclusive são ingratos com a Princesinha do Sertão.
Foto: Reprodução/Facebook
O fato é que a brincadeira está muito bacana e tem rendido grande interação entre as pessoas de diferentes gerações e lugares da cidade.
Foto: Reprodução/Facebook
E você, como completaria essa frase? Diz que é de Feira, mas…”. Conta pra gente aqui nos comentáros como é viver em Feira de Santana e mais algumas particularidades dessa princesa sertaneja, cheia de histórias, cheia de gente e movimentos.
Foto: Reprodução/Facebook
Leia também:
As ervas e a sabedoria popular que brotam no Beco do Mocó, em Feira de Santana
Qual o bairro? Internautas brincam com nomes de lugares de Feira de Santana