Andréa Trindade
Na manhã desta sexta-feira, mais 20 presos foram transferidos do Complexo Policial Investigador Bandeira para Salvador. A polícia civil está gerenciando a superlotação no Complexo Policial para evitar maiores problemas que venhas inclusive colocar em risco a vida de policiais que podem torna-se reféns de presos em possíveis rebeliões. Ao logo destas duas últimas semanas várias transferências de detentos já foram realizadas, sob forte esquema se segurança
Triagem
Segundo o delegado Madson Sampaio, a escolha de presos que serão transferidos não é feita de maneira aleatória. Ele explica que é feita uma triagem de acordo com a situação processual de cada detento.
– Há investigações feitas por diversas delegacias, sobre os presos, que já se exauriram, ou seja, não há mais informações a ser colhidas sobre ele e portanto a necessidade de ficar na carceragem do Complexo Policial já não existe. Estes presos têm prioridade para ser transferidos enquanto os outros vão ficando um pouco mais”.
O delegado ressaltou que a carceragem lotada significa que os policiais devem ter atenção redobrada, mas que não é função da Polícia Civil fazer custodia de presos.
“Essa realidade se arrasta há décadas e enquanto ela não for solucionada não podemos deixar de fazer esse trabalho, apesar de reconhecermos o desvio de função”, disse.
(Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade).