Acorda Cidade
Na quarta-feira, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Dentista e da Saúde Bucal. Atualmente os vários procedimentos estéticos dentários existentes no mercado ajudam a melhorar o sorriso. Mas, além disso, também são extremamente eficazes como medida suplementar à saúde bucal e para melhorar a autoestima de quem decide investir nessas tecnologias, o que faz dessa iniciativa um fator determinante para construir uma boa aparência, sentir-se bem e até obter empregos e novos relacionamentos.
O cirurgião-dentista, Rafael Brandão, avalia que quando o sorriso não está contemplando todas as necessidades, tanto estéticas, quanto funcionais, isso é acaba sendo algo constrangedor. “O indivíduo começa a falar com a mão na boca, não quer sorrir, podendo causar depressão, transtornos de ansiedade, assim como o medo e a fobia de ir ao dentista, dentre outros fatores que causam um verdadeiro mal estar”, destaca o cirurgião-dentista.
Vejamos alguns procedimentos mais comuns no que refere a estética para os dentes:
CLAREAMENTO DENTAL
Para tirar manchas ou livrar-se dos dentes escuros, pode ser realizado um clareamento com moldeira ou a laser. No primeiro método, uma moldeira de silicone será feita a partir do formato dos dentes do paciente que, sob a orientação do dentista, aplicará um gel nas faces dentárias, em períodos determinados. O segundo método é mais rápido e eficiente, e deve ser realizado no consultório, em poucas sessões, com durabilidade que pode chegar a dois anos.
IMPLANTES DENTÁRIOS
Quem perdeu um ou mais dentes, por motivos diversos, poderá suprir os dentes ausentes por meio dessa técnica, quando parafusos de titânio ou zircônia são inseridos nos ossos da maxila ou da mandíbula. Em etapa posterior, elabora-se a prótese dentária, feita de resina da cor dos dentes da pessoa, sobre os implantes já fixados.
FACETAS DE PORCELANA OU RESINA
Os laminados de superfície são ideais para reparar os dentes escurecidos ou com má formação anatômica. As maiores vantagens da técnica é que ela preserva a estrutura dentária, já que envolve apenas a face vestibular ou frontal dos dentes, e o material usado, sobretudo se for a porcelana, apresenta forte estabilidade de cor. Esse tipo de restauração pode ainda ser feita com resina composta, de aplicação direta na boca do paciente, ou com resina elaborada em laboratório, para fazer a colagem posteriormente.
ESTÉTICA DA GENGIVA
As pessoas que possuem gengivas escuras ou com manchas (como, por exemplo, os fumantes ou portadores de alguma enfermidade bucal) poderão aproveitar o clareamento ou peeling gengival, realizado sob anestesia. A técnica realiza uma leve remoção das células superficiais no tecido das arcadas dentárias, e uma só sessão de 60 minutos é suficiente.
CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL
O objetivo aqui é corrigir defeitos gengivais e nos tecidos moles da boca, como nos casos de retrações gengivais, alterações das papilas que ficam entre os dentes, ou prejuízos na altura ou espessura de certas áreas. Obviamente, as causas desses defeitos devem ser tratadas por completo antes da cirurgia, a qual visa corrigir os problemas posteriores, que afetam o sorriso do paciente.
RESTAURAÇÃO E REPOSICIONAMENTO DE DENTES
A restauração dental é uma das mais antigas maneiras de se tratar esteticamente os dentes, fazendo com que ele voltem à sua forma original e à sua função normal. Remove-se o que estiver deteriorado, e se coloca no lugar um material de reparo. O que é importante salientar nesse método é que novas técnicas e materiais vêm sendo desenvolvidos e empregados, além do ouro e do amálgama antigos, como novos modelos de resina e porcelana.
INVISALIGN SYSTEM
Trata-se de um discreto aparelho ortodôntico, que busca a correção de dentes separados de forma praticamente imperceptível. Esse método pode levar de alguns meses a até um ano e meio para chegar aos resultados pretendidos, e requer que o paciente faça visitas mensais ao dentista para acompanhamento.
Sobre os procedimentos estéticos, Rafael Brandão ressalta que independente do método aplicado, o mais importante é a manutenção. “A busca pela estética dos dentes faz com que as pessoas busquem o tratamento o que é válido, mas infelizmente esquecem da manutenção que um fator determinante para que o resultado seja satisfatório. Em seis e seis meses as pessoas precisam voltar ao dentista, ou pelo menos uma vez ao ano, e se as pessoas que fizeram qualquer procedimento estético focarem na manutenção periódica de fato terão muito mais êxito no que refere a resultado a longo prazo”. esclarece o especialista.
SAÚDE BUCAL
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada: seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental e o mau hálito deixa de ser um problema permanente. Mas afinal, como podemos garantir uma boa higiene bucal?
Existem algumas medidas para que você possa manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
Rafael Brandão reitera que manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas, e ele deixa algumas dicas. “Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. As pessoas devem ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais” finaliza o cirurgião-dentista.