Após atraso de quase 30% dos voos operados pela TAM no domingo (28), a Anac (Agência Nacinal de Aviação Civil) suspendeu nesta segunda-feira a venda de bilhetes da companhia para voos domésticos com decolagem prevista até a próxima sexta-feira (3). O órgão também suspendeu, por uma semana, pedidos de acréscimos de voos na malha aérea da companhia.
Somente nesta segunda, até as 12h, 46 voos da TAM já tinham sido cancelados (12,6% do total). "A Anac identificou que a TAM está apresentando atrasos e cancelamentos acima da média do setor. A expectativa é que a situação esteja normalizada até quarta-feira, do contrário, novas medidas serão adotadas", afirma nota divulgada pela imprensa do órgão.
A Anac informou ainda que está fazendo uma auditoria na TAM para analisar supostos problemas na carga horária de tripulantes da companhia. Ontem, a empresa alegou que a falta de funcionários, motivada pelas chuvas na quinta e sexta-feira passadas, provocou a alteração em voos e escalas em Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Santos Dumont e Galeão.
"A auditoria na TAM visa verificar se os números encaminhados pela empresa condizem com a situação atual, uma vez que não eram previstos problemas com a carga horária dos tripulantes informada pela companhia", afirma a nota da Anac. A inspeção será concluída em uma semana.
Em nota, a TAM afirma que os atrasos e cancelamentos aconteceram por causa das chuvas que atingiram a região Sudeste entre a noite de quinta-feira (25) e a madrugada de sexta-feira (26), interrompendo as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (Campinas), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro). As chuvas geraram problemas na escala da tripulação e na malha aérea, de acordo com a empresa.
Segundo a TAM, os passageiros estão sendo acomodados nos voos mais próximos operados pela própria companhia e também por outras empresas, de acordo com a disponibilidade de assentos. Aos passageiros em trânsito, a companhia oferece alimentação e, se necessário, hospedagem, diz a empresa.
FIM DE ANO
Na semana passada, a Anac anunciou uma série de medidas para evitar um caos aéreo nos feriados de fim de ano. Entre outras medidas, estão a proibição de overbooking (quando a companhia vende mais assentos do que o número de lugares disponíveis no avião), a manutenção de aeronaves reservas e o reforço no atendimento para check-in de passageiros.
Além disso, elas deverão ocupar todas as posições de atendimento para check-in nos aeroportos nos horários de pico e ainda reforçar o efetivo de pessoal que presta serviço de atendimento ao passageiro.
Após o anúncio, as empresas garantiram que não vai faltar passagens e anunciaram que reforçaram o número de funcionários para o fim de ano. A Gol contratou 150 tripulantes e técnicos nos últimos dois meses. A TAM, mais 350 tripulantes desde setembro e mais 700 aeroviários ao longo do ano. As informações são do Folha Online.