Tensão

Polícia invade Complexo do Alemão

Os tiros foram ouvidos principalmente da Grota. Cerca de 2.600 homens participam da invasão ao Complexo do Alemão, recebendo reforços da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

A polícia invadiu o Complexo do Alemão às 8h deste domingo. Uma hora antes, bandidos e as forças de ocupação começaram a trocar tiros no complexo de favelas. Os tiros foram ouvidos principalmente da Grota. Cerca de 2.600 homens participam da invasão ao Complexo do Alemão, recebendo reforços da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

Dois homens já foram presos e levados por homens do Exército. Logo após o início da ação, a Polícia Civil já havia tomado uma área central do Complexo do Alemão, conhecida como Areal, e outra área conhecida como coqueiro. A informação foi confirmada pelo chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski:

– Estamos entrando por quatro pontos do complexo. O Alemão está cercado e outras tropas estão penetrando por outras áreas – disse Turnowski em entrevista à TV Globo.

Dois helicópteros da polícia sobrevoam o complexo, dando apoio aos homens que estão em terra.

– Um helicóptero é de combate e um segundo filma as ações, apontando onde os traficantes onde estão escondidos. A maioria já se abrigou dentro das casas – afirmou o chefe de Polícia Civil.

Turnowski informou que antes de homens da Polícia Civil e de delegacias especializadas entrarem no complexo, um helicóptero fez um primeiro sobrevoo. Ele pediu calma aos moradores do Alemão:

– É para ter calma que a Polícia Civil tem muita experiência nesse tipo de ação. A gente consegue diferenciar o bandido do morador. É ter calma, a polícia está chegando – afirmou.

– Está tudo dentro do planejado. A gente acredita que a ação vai ser mais rápida do que o esperado. A entrada foi mais tranquila do que a gente poderia esperar.

Policiais estão em pontos estratégicos da favela e da cidade para evitar a fulga de traficantes. Enquanto homens da Polícia Civil já entraram no Complexo do Alemão, soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão aguardando para invadir o local em veículos blindados da Marinha, pilotados por Fuzileiros Navais. Alguns soldados estão com o rosto pintado. Entre homens do Bope há atiradores de elite.

O chefe da Core, delegado Rodrigo Oliveira, já havia confirmado que a entrada das forças policiais ocorreria neste domingo.

– A gente está na expectativa, nos preparativos finais. Daqui a pouco, as equipes estarão entrando. Nas próximas horas, o estado vai ocupar o Alemão – disse o delegado, em entrevista à TV Globo, antes do início da operação.

Tiroteio recomeçou às 7h deste domingo
O tiroteio na manhã deste domingo, que coincidiu com o horário de saída de muitos moradores da comunidade que iam trabalhar, recomeçou após uma madrugada de aparente tranquilidade no Complexo do Alemão. O prazo que a polícia deu aos bandidos para rendição terminou na noite de sábado.

Desde então, a polícia impediu o acesso às comunidades do complexo e fechou o cerco aos traficantes. Quem passou pela Estrada do Itararé também foi revistado. Durante toda a madrugada, blindado do Exército e carros da polícia circularam pela Estrada do Itararé, principal acesso ao Morro do Alemão. Por volta das 5h, dois caminhões do Exército chegaram ao complexo.

Logo que amanheceu, um blindado do Exército se posicionou na entrada da Rua Joaquim Queiroz, um dos acessos à favela. Durante a madrugada, não foram registrados ataques.

Polícia reforça pessoal no quartel general de operações
No quartel general do 16º BPM (Olaria), centenas de homens se apresentaram às 5h para reforçar as equipes que cercam o Complexo do Alemão. No local, estão estacionados 15 blindados da Marinha. Os disparos no Alemão podem ser ouvidos do batalhão, há quase dois quilômetros do local de conflito.

Por volta das 7h, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, chegaram pela Estrada do Itararé para reforçar o policiamento no entorno do Complexo do Alemão.

Pelo menos 50 carros de delegacias especializadas estavam concentrados na Quinta da Boa Vista desde às 5h deste domingo. Um comboio de policiais deixou o local por volta de 7h.

 ( As informações são do O Globo)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários