Mundo do trabalho

Transforme sua carreira em trampolim de conhecimento; vire palestrante

Uma pessoa bem-sucedida em um determinado segmento profissional pode ser palestrante, mas precisa desenvolver algumas habilidades que correspondam às exigências do mercado de palestra.

Silvia Patriani

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), atualmente 87% das empresas de médio e grande portes do país contratam palestrantes. Há cerca de quinze anos encontrávamos no mercado uma dezena de palestrantes consagrados. A concorrência era pequena, mas o foco também não estava para esse segmento.

As empresas investiam em treinamentos formais como cursos de pós-graduação e MBA para seus colaboradores. Com a recessão, esses gastos tornaram-se inviáveis e, com as palestras, as empresas encontraram uma alternativa de tocar em assuntos pertinentes ao seu posicionamento com um investimento pontual.

Uma pessoa bem-sucedida em um determinado segmento profissional pode ser palestrante, mas precisa desenvolver algumas habilidades que correspondam às exigências do mercado de palestra. Além de um bom conteúdo, postura, domínio de palco e oratória, saber envolver e despertar públicos.

Uma boa história apenas não basta, tão pouco um microfone e uma plateia. É preciso desenvolver quesitos que tornam um palestrante notável. Amyr Klink, por exemplo, fiou conhecido por suas expedições marítimas solitárias. Em 1984, quando realizou a travessia, num barco a remo, no Oceano Atlântico, a proeza foi amplamente divulgada. Depois diversas outras expedições o tornaram um profissional ímpar.

Mas, para tornar-se um palestrante, ele teve a preocupação de investir no desenvolvimento de uma performance compatível a sua nova carreira. Os diferenciais tornam um palestrante notável com boa cotação no mercado. Especialistas garantem que investir na capacitação das pessoas é o melhor investimento que os empresários possam fazer.

E para corresponder às expectativas do cliente, o palestrante precisa ter uma bagagem compatível, abrangente e expressiva. Um profissional bem-conceituado tem em mente que o seu trabalho deve gerar estímulos para "novos olhares", despertar o público para formas mais produtivas de atuação e pode, ainda, despertar e fidelizar talentos em uma empresa.

Todo processo de inovação em um grupo, uma empresa e na sociedade parte de uma ideia. O palestrante tem a oportunidade de gerar transformações e estimular soluções inovadoras por meio do seu trabalho. Conhecimento é a bagagem mais importante que um ser humano. A expertise de um profissional bem estruturado, com competências e habilidades desenvolvidas para este mercado, pode gerar excelentes resultados para si próprio e para seus contratantes.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários