Redação iBahia
Um homem foi detido por assédio sexual depois de ejacular na perna de uma passageira na quinta-feira (31), na estação Mato Alto do BRT, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
De acordo com o Consórcio BRT, logo depois da agressão, a vítima procurou policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que trabalham nesse sistema de transporte coletivo da cidade. Os agentes, então, prenderam o homem em flagrante.
Ainda segundo o BRT, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, também na Zona Oete, para registro de ocorrência. Em nota, o BRT repudiou a atitude. "O Consórcio BRT repudia qualquer tipo de assédio, desenvolve campanhas de conscientização e firma parcerias para combate à violência contra a mulher".
Segundo a Polícia Civil, ele prestou depoimento, assinou termo circunstanciado e foi liberado. O acusado responderá por importunação ofensiva ao pudor. De acordo com o o Uol, o suspeito tem O rapaz já tem 17 passagens pela polícia por crimes sexuais, entre eles estupro e ato obsceno.
José Eugenio do Amaral, juiz responsável pelo caso, concluiu que o ato não seria estupro, mas sim uma contravenção penal – "importunar alguém em local público de modo ofensivo ao pudor" – passível de punição com multa. A decisão provocou revolta nas redes sociais, sobretudo, de movimentos feministas.