Williany Brito
O Restaurante Popular, localizado no Centro de Abastecimento, será reaberto na próxima terça-feira (16). É o garante o prefeito Tarcízio Pimenta. Ele disse, em entrevista ao ACORDA CIDADE, que vai fazer um levantamento para saber se há algum débito com a empresa Lemos Passos (responsável pela administração do local), que afirma que há cinco meses não recebe o repasse do governo municipal e que, por isso, paralisou as atividades no restaurante.
O local amanheceu fechado nesta sexta-feira (12), após o anúncio de paralisação dos funcionários da empresa por causa do atraso nos salários do mês de outubro. O diretor de informação do Sindicato de Refeições Coletivas do Estado da Bahia, Joilson da Silva Nunes, confirmou que o salário está atrasado há 13 dias, o que motivou a suspensão dos serviços.
– A empresa alega para a gente que há cinco meses, também, não recebe o repasse pela Prefeitura e que vinha se mantendo do caixa dela.
A prefeitura informou que a empresa Lemos Passos garantiu que vai reabrir na próxima terça-feira. Tarcízio afirmou que vai fazer, junto a Secretária da Fazenda, um levantamento para saber se há algum débito com a empresa. O prefeito revela que há uma “série de situações de atraso” nos repasses do governo federal.
– O atraso de verbas tem dificultado o próprio andamento do cronograma estabelecido pela Prefeitura. Essa semana, por exemplo, nós tivemos que pagar todos os profissionais da área de saúde com recursos do próprio governo municipal. Pois, há 60 dias o governo federal não repassa os recursos que deveriam ter sido repassados. São situações que vai se tendo que fazer todas as acomodações possíveis para manter os serviços públicos funcionando.
Tumulto
Com a suspensão do almoço de ontem devido a paralisação, houve reclamações de alguns clientes, que tentaram apedrejar o restaurante. A Guarda Municipal foi acionada para conter a tumulto que se formou no local. De acordo com o guarda municipal, Marcos Vinícius, houve a necessidade de pedir reforços.
– Não entendemos a reação das pessoas. O patrimônio público é para ser preservado. Enquanto nós da guarda estivermos aqui, vamos cumprir nosso papel. Falamos para eles (vândalos) que se continuassem, nós iríamos conduzi-los ao Complexo e autuar todos por desacato por depredação do patrimônio público.
O restaurante
O Restaurante Popular, administrado pela empresa Lemos Passos em parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo Federal, fornece refeições com preços subsidiados a R$ 1,00 . O local, inaugurado no dia 1º de abril deste ano, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 11 às 14 horas.