A partir do próximo dia 16, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) vai promover mais uma etapa de implantação do Sistema de Identificação por Impressão Digital (Sidtech) na Bahia. Dessa vez, a nova tecnologia vai fazer parte da rotina dos candidatos à habilitação que estão matriculados nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) localizados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Brumado e Itapetinga.
Os CFCs de 16 Ciretrans – Salvador, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Amaro, Itaberaba, Ipirá, Conceição do Coité, Serrinha, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Cachoeira e Cruz das Almas – já estão funcionando com as ferramentas básicas para a validação da frequencia dos candidatos, como um computador com acesso à internet e o programa (que inclui o software, leitor digital e câmera). O monitoramento é realizado tanto das aulas teóricas como práticas.
O que muda com o Sidtech é que agora, as velhas listas de presença que tinham de ser assinadas pelos alunos foram trocadas por um aparelho que colhe a impressão digital do candidato, no início, intervalo e final das aulas, mantendo uma conexão online com o Detran. Isso significa que o aluno deve registrar a presença três vezes por dia. Quem não completar a carga horária fica impedido de receber o certificado e de tirar a habilitação.
O controle de presença não atinge apenas os candidatos à 1ª habilitação. Aqueles que vão fazer renovação, adição ou mudança de categoria também estão enquadrados no novo método.
Para o diretor geral do Detran-Ba, Adriano Romariz, o intuito é “promover uma melhor gestão para os CFCs, maior velocidade de informação e menos burocracia, visando a qualidade no atendimento aos usuários e a prestação de um serviço de qualidade. A expectativa é que até o final deste ano, todas as Ciretrans já possuam o sistema”, afirmou.
Retrospectiva – A Portaria nº. 1468, que regulamenta o Sidtech foi publicada no dia 1º de setembro de 2009, no Diário Oficial do Estado da Bahia. Antes dela, outra portaria havia sido publicada pelo Detran-Ba para exigir que, a partir do dia 1º de agosto, a abertura do serviço de primeira habilitação junto às unidades do Detran-Ba e SAC’s deveriam ser realizados ante