Censo 2010

Com população superior a 480 mil habitantes, Feira não perde recurso federal

Segundo o coordenador IBGE em Feira de Santana, Roberto Lima, a previsão de, aproximadamente, 600 mil habitantes era a penas uma estimativa. O Instituto aponta que a população do município aumentou nos últimos dez anos, passando de 480 mil para 542 mil habitantes.

Williny Brito

As verbas direcionadas as áreas de saúde e programas sociais em Feira de Santana não estão mais comprometidas.  É o que indica os números do levantamento feito pelo IBGE através do Censo 2010. O Instituto aponta que a população do município aumentou nos últimos dez anos, passando de 480 mil para 542 mil habitantes (uma elevação de 62 mil pessoas).

 Segundo o coordenador IBGE em Feira, Roberto Lima, a previsão era de, aproximadamente, 600 mil habitantes. "A gente tem que saber distinguir estimativa de realidade. Estimativa é um cálculo em cima de números; realidade é o levantamento feito de porta em porta na cidade como foi feito pelo instituto”, salientou o coordenador.

Ele afirma que o IBGE tinha uma estimativa de que a população de Feira de Santana deveria ser em torno de 91 mil habitante. Essa avaliação teve como base o Censo de 2000.

“Em dez anos, o perfil da sociedade mudou bastante. A explicação para isso é a taxa de fecundidade das mulheres. Hoje elas estão tendo menos filhos do que há 10 anos. A média de filhos por mulher em idade fértil era de 3,8 filhos. Hoje, chegamos em torno de 1,9. Ou seja, o casal tem que ter, no mínimo, dois filhos, é o que chamamos de taxa de reposição. Esse censo 2010 está a baixo da taxa de reposição”, explica. 

De acordo com o coordenador, “há uma tendência natural de que a população esteja envelhecendo, pois está nascendo menos crianças”. A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando.

As coletas foram encerradas em outubro, mas ainda não foram finalizadas. “Por força de lei, o IBGE teria que divulgar a população parcial de todos os municípios brasileiros até a primeira semana de novembro. Foi isso que saiu no Diário Oficial. O nosso planejamento, é que devemos finalizar a coleta em Feira de Santana até o dia 20 deste mês”, explicou Roberto Lima. (As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade)
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários