Acorda Cidade
Mulheres que sofrem com a doença gigantomastia (crescimento excessiva da mama) já podem contar com a cirurgia gratuita realizada no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. O projeto para disponibilização do serviço foi lançado nesta sexta-feira (5), no Museu Parque do Saber.
Três cirurgias serão realizadas mensalmente na unidade de saúde e a seleção das pacientes será feita a partir da triagem que aconteceu em julho deste ano e contou com a participação de 300 mulheres. Através desse processo, 10 mulheres foram selecionadas e passaram por cirurgias no Hospital da Mulher e Hospital Geral Clériston Andrade. Agora o Governo Municipal dá continuidade ao benefício, através de Fundação Hospitalar, em parceria com Sociedade de Cirurgia Plástica e o Núcleo Odungê.
Durante o lançamento do projeto, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou que o objetivo do Governo é qualificar cada vez mais o serviço prestado à comunidade. “Com essas cirurgias oportunizamos mulheres que não tem condições de pagar pela operação a solucinarem um problema que afeta a vida pessoal e profissional”, frisou.
Jair de Jesus, diretor da Fundação Hospitalar, acrescentou que a demanda de Feira de Santana para esta cirurgia é muito grande. “Há muito tempo esse serviço era solicitado”, disse.
O cirurgião plástico, César Kelly, ressaltou os problemas enfrentados por mulheres com gigantomastia e informou que após o mutirão de cirurgias, outras duas já foram realizadas no Hospital da Mulher e estão inclusas no projeto de continuidade do benefício. “É uma iniciativa de extrema importância”, pontuou. (As informações são da Secom)