Culinária

Saiba como a fazer fermento natural para deixar o pão caseiro ainda mais saboroso

Quando corretamente armazenado o fermento natural pode ser reutilizado e ainda oferece benefícios à saúde.

Acorda Cidade

O pão é um alimento muito versátil. Está na mesa do consumidor praticamente todos os dias. As variedades de receitas doces e salgadas fazem dele o queridinho dos brasileiros. Para dar o seu toque especial a Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco, ensina como preparar fermento natural para produzir seu pãozinho caseiro.

Feito basicamente da mistura de farinha de trigo e água, o fermento natural ou levain é responsável por promover a reação desses ingredientes com microrganismos do meio ambiente, os quais realizam o processo de fermentação ao se alimentarem dos açúcares presentes na farinha.

É importante lembrar que o levain é diferente do fermento biológico ou químico. O fermento biológico é um concentrado de leveduras, que se alimentam do açúcar natural da farinha de trigo e produzem bolhas de ar na massa, fazendo com que ela cresça. Já o fermento químico é composto por bicarbonato e outros ácidos, que fazem a massa crescer quando está no forno.

O processo de fermentação natural para produzir o levain é demorado e pode levar de sete a vinte dias para ser completado. “Embora seja trabalhoso, esse processo é feito apenas uma vez e a mistura pode ser armazenada por tempo indeterminado, desde que seja feito um processo de renovação. É possível planejar a preparação do levain no início da semana e preparar o pão para toda família no final de semana, por exemplo”, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria de nutrição da Finna.

Produzir levain e fazer um pão caseiro vale muito a pena. Entre as vantagens do pão artesanal estão a menor quantidade de miolo, uma casca mais crocante, e uma durabilidade em geral maior. A receita pode sair mais econômica, pois o fermento, quando corretamente armazenado, pode ser reutilizado e ainda oferece benefícios à saúde.

“O principal benefício para saúde de um pão artesanal é a presença de probióticos, organismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal, fortalecendo a imunidade e ajudando a prevenir alguns tipos de câncer”, destaca Aretha.

Para “colocar a mão na massa”, é necessário apenas farinha de trigo, água e um pouco de paciência! Mas o resultado final compensa! Confira abaixo o passo a passo do levain e aproveite para fazer duas receitas Finna: Pão de Ló com Caramelo Amanteigado e Pão de Azeitona Preta.

Como fazer Fermento Caseiro – Levain

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Finna sem fermento (Tipo I)

500 ml de água mineral ou filtrada

Modo de preparo:

Passo 1 – Misturar 2 xícaras de farinha de trigo numa tigela de vidro e água mineral ou filtrada até formar um mingau.

Passo 2 – Cobrir a tigela com pano bem limpo e deixar em local ventilado. Quando a massa começar a borbulhar está pronto. Esse processo pode demorar até uma semana.

Dica: Na hora de utilizar separe metade do fermento para repetir o processo (adicione mais água e farinha, até formar o mingau e deixe fermentar novamente). Utilize a outra metade para fazer o pão.

 

Como fazer Pão de Azeitona Preta

Foto: Divulgação
 

Ingredientes

– 500 g de Farinha de trigo Finna sem fermento (Tipo I)

– 1 pacote de fermento biológico seco ou ½ receita de fermento natural

– 1 colher de margarina

– 1 colher de café de sal

– ½ xícara de azeitonas pretas picadas

– ½ xícara de parmesão fresco ralado (metade para a massa e metade para salpicar sobre o pão)

– 250 ml de água

Modo de preparo:

Passo 1 – Fazer um círculo com a farinha de trigo e no centro colocar todos os ingredientes, exceto água.

Passo 2 – Acrescentar a água aos poucos e trazer a farinha para o centro, formando a massa, até que a mesma fique macia.

Passo 3 – Deixar descansar por 15 minutos em recipiente coberto com papel filme

Passo 4 – Dividir a massa em dois pedaços, modelá-los como rocamboles e colocar em formas de bolo inglês untadas e polvilhadas

Passo 5 – Deixar descansar por mais 15 minutos

Passo 6 – Pincelar uma mistura de ovo com azeite, salpicar queijo ralado e levar ao forno preaquecido a 180 graus para assar até que esteja dourado

 

Dica: Este pão é uma ótima opção para montagem de sanduíches, para café da manhã ou, se torrado, como base para canapés

 

Como fazer Pão de Ló com Caramelo Amanteigado

 

Massa:

Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de Farinha Finna sem Fermento (Tipo I)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite quente
1 colher de fermento químico ou natural

Modo de preparo:

Passo 1 – Bater claras em neve e acrescentar aos poucos o açúcar a as gemas uma a uma

Passo 2 – Acrescentar farinha e fermento peneirados e, por último, o leite

Passo 3 – Untar e enfarinhar uma forma no formato preferido, despejar a massa e levar para assar em forno pré-aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até inserir um palito na massa e ele sair limpo.

Caramelo:

Ingredientes
2 xícaras de açúcar
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de margarina

Modo de preparo:

Passo 1 – Derreter açúcar em fogo baixo até virar uma calda dourada. Neste momento, não se deve mexer a panela com talheres para não açucarar

Passo 2 – Após derretido o açúcar, acrescentar o creme de leite e a manteiga, com cuidado para não derramar

Passo 3 – O ideal é que use uma panela relativamente funda para este procedimento, uma vez que, quando colocado o creme de leite, a fervura tende a levantar muito

Montagem:

Desenformar o bolo e acomodá-lo no prato de servir. Cobrir o bolo com caramelo.

Dica do Chef: Pão de ló é um bolo de massa básica, pouco saborosa, mas de textura e resistência muito boas. Ideal para fazer bolos com camadas de recheio. Para melhorar o seu sabor, basta banhá-lo com uma caldinha de leite com leite condensado ou suco de laranja com contreau.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários