Laiane Cruz
Moradores do bairro Pedra do Descanso estão insatisfeitos com a presença de um lixão, nas proximidades do condomínio Vila Olímpia, em Feira de Santana. De acordo com eles, a prefeitura prometeu fazer uma obra de revitalização no local, e enquanto isso não acontece, carroceiros e pessoas jogam lixo e entulhos na vala a céu aberto. Indignados com a situação, alguns moradores chegaram a colocar uma placa criticando o lixão na entrada da cidade.
(Foto: enviada via Whatsapp)
Em resposta às reclamações, o secretário Serviços Públicos do município, Justiniano França, afirmou que o que pode ser feito pela secretaria é a limpeza do local. Ele afirma que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é que ficará responsável pela obra de revitalização, a qual já foi licitada.
(Foto: enviada via Whatsapp)
“Na semana passada fizemos um pente fino e retiramos tudo que tinha naquela localidade, no que se referia a lixo ou utensílios que poderiam causar qualquer tipo de transtorno. Ali há um acúmulo de aterro e entulho. Ali vai ser feita uma obra da prefeitura, que nesses dias já vai começar. Já foi feita uma licitação e a responsabilidade de fiscalização é da Sedur, onde será fechado o buraco”, informou Justiniano França.
(Foto: enviada via Whatsapp)
Ele afirmou que a secretaria estará fazendo um trabalho retirando o resíduo a fim de impedir que toquem fogo. “É um trabalho de parceria até a área ficar urbanizada e ter algo definitivo para aquela localidade. Da parte da Sesp, nós vamos continuar fazendo a fiscalização e fazendo a retirada desses materiais considerados lixos.”
Com relação aos carroceiros, que são constantemente flagrados despejando lixo em locais inadequados de Feira de Santana, o secretário afirma que fará um trabalho em parceria com o superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, de cadastramento e identificação. Também serão cadastradas as empresas de caixas coletoras e caçambas.
Área da Feririnha da Estação Nova após incêndio (Foto: enviada via Whatsapp)
“Todas vão ter que ser cadastradas na prefeitura e terão que apresentar o plano de resíduos, onde estão fazendo o descarte de materiais. Mas iremos, nos próximos dias, fechar essa legislação para que possamos ter o controle das empresas de caixas coletoras, das caçambas e também dos carroceiros, que é a forma que poderemos intensificar a fiscalização, colocando números para que possamos identificar os proprietários”, explicou o secretário da Sesp.
Ele reconhece que a prefeitura precisa voltar a fazer campanhas educativas sobre o descarte do lixo e diz que todo o lixo coletado na cidade é encaminhado para o aterro sanitário. Justiniano alerta que onde tem resíduos jogados de forma inadequada se torna criadouro dos mosquitos de endemias como dengue e chikungunya, além de escorpiões.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Fotos: Paulo José / Acorda Cidade