Williany Brito
A apuração dos resultados do segundo turno das eleições presidenciais deve sair em, aproximadamente, duas horas, em Feira de Santana. A previsão é do juiz da 156º zona eleitoral, Walter Ribeiro. A expectativa é que todas as urnas já tenham sido recolhidas às 17h30 e o término da apuração por volta das 19 horas do dia 31 de outubro.
De acordo com o juiz, a Justiça Eleitoral prepara o pleito já visando a possibilidade da ocorrência do segundo turno. “O que ocorrerá, agora, será uma reunião para acertar os detalhes entre representantes das Polícias, Correios, transportes, Ministério Público. O objetivo é ajustar algumas situações que, por ventura, ocorreram durante o primeiro turno”, explicou Walter Ribeiro.
“Os mesários, já convocados e treinados, estão preparados para o segundo turno”, salientou o juiz. Segundo ele, vai haver, ainda, uma sessão para a lacração das urnas. “Os equipamentos serão lacrados novamente no sentido de se proceder apenas a inserção dos candidatos a presidentes, pois o pleito anterior tinha uma concorrência para seis vagas e agora nós temos dois candidatos para uma vaga”, esclarece.
“Com a facilidade de votar e de apurar hoje em dia, o resultado é divulgado de forma rápida e precisa. Em tono das 19 horas, a população feirense já saberá o resultados das eleições 2010 para presidente”, afirmou o juiz Walter Ribeiro.
Dia da votação
Apesar de já ter passado o primeiro turno, muitas pessoas continuam com dúvidas sobre o processo eleitoral. No dia 31, os eleitores de Feira de Santana terão de retornar às urnas para eleger o presidente.
Veja o que é preciso saber no dia da votação:
• A votação será no dia 31 de outubro no mesmo horário do primeiro, das 8h às 17 horas. estiver na fila após o fim do prazo tem garantido o direito de votar.
• São obrigados a votar, homens e mulheres de nacionalidade brasileira, domiciliados em território nacional, alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70.
• Quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo, desde que justifique, dentro do prazo legal, a ausência no primeiro turno.
• É obrigatório levar documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório para o eleitor que souber a zona e a seção em que deve votar. Serão aceitos documento de identidade (RG), identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.
• Para justificar a ausência na votação, basta entregar o requerimento de justificativa eleitoral em qualquer seção eleitoral do país com apresentação de documento de identificação e título eleitoral. Os requerimentos também estão disponíveis nas seções. É possível ainda justificar até 60 dias após a votação no cartório eleitoral mais próximo do domicílio munido de documentos que comprovem o motivo da ausência à votação. A justificativa deve ser feita a cada turno. Quem tiver três faltas seguidas sem justificativa, tem o título cancelado. (As informações são do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade)