Acorda Cidade
O Natal marca a chegada das deliciosas comemorações de fim de ano, que são celebradas de maneira distinta nas várias regiões do país. Seja seguindo as festividades mais ortodoxas até as menos convencionais, a comida é um importante fator para unir as pessoas.
De acordo com o antropólogo Raul Lody, "são inúmeros os pratos que recheiam as mesas de cores e aromas. Alguns remetem a doces lembranças, outros marcam a chegada de novas tradições, mas independentemente disso, as ceias caracterizam o encontro com pessoas queridas na chegada do fim do ano", explica.
Com a infinidade de receitas e diversos tipos de saladas preparadas na data, como incrementar os pratos e surpreender os convidados? Lody indica: "Diversificando os molhos! ". Para deixar todo mundo com água na boca e tornar a ceia desse ano memorável, que tal impressionar na cozinha com receitas fáceis e deliciosas?
O antropólogo Raul Lody recomenda alguns de seus molhos prediletos. Confira!
Chutney
Molho feito à base de frutas, sementes picantes e açúcar. É um acompanhamento normalmente utilizado em conjunto com carnes e queijos.
Chutney de manga
Receita indiana que rende aproximadamente entre 450g e 500g.
Ingredientes:
· 60 ml (4 colheres de sopa) de vinagre de malte ou de sumo de laranja ou de limão;
· ½ colher de chá de pimenta do reino;
· 6 cravos-da-índia;
· 6 grãos de pimenta-do-reino;
· 1 colher de chá de semente de cominho tostada;
· ½ colher de chá de semente de cebola;
· Sal a gosto;
· 175g de açúcar granulado;
· 450g de mangas verdes descascadas e cortadas em cubos;
· 1 pedaço de gengibre (5cm) finamente cortado;
· 2 dentes de alho amassados.
Modo de fazer: Coloque o vinagre (ou sumo de laranja ou limão) numa panela e adicione a pimenta em pó, o cravo-da-índia, a pimenta-do-reino, as sementes de cominho e cebola, o sal e o açúcar. Então, leve a fogo baixo até as especiarias formarem uma infusão com o vinagre, por aproximadamente 15 minutos. Agora, acrescente a manga já cortada, o gengibre e o alho e cozinhe até que a fruta fique macia e o vinagre tenha evaporado. Quando esfriar, ponha em um vidro esterilizado e tampado e deixe por 2 dias antes de servir.
Chutney de damascos secos
Ingredientes:
· 450g de damascos secos cortados em pequenos cubos;
· 1 colher de chá de garam masala (tempero indiano);
· 275g de açúcar demerara;
· 450ml de vinagre de malte;
· 1 colher de chá de gengibre fresco ralado;
· 1 colher de chá de sal;
· 75g de passas de uvas brancas;
· 450ml de água.
Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma panela média e misture bem com uma colher. Então, leve para o fogo por aproximadamente 35 minutos, mexendo de vez em quando até reduzir. Após esfriar, quando o chutney estiver bem consistente, coloque num vidro de geleia devidamente esterilizado e guarde na geladeira.
Molho agridoce ou "molho vermelho"
Molho meio amargo e meio doce destacado por sua cor avermelhada que remete ao valor cultural chinês e japonês da fertilidade. As cozinhas orientais têm uma forte relação filosófica com os ingredientes e por isso o sentido de salgado está relacionado com a água e o doce relacionado com a terra.
Molho agridoce chinês
Ingredientes:
· 1 xícara de chá de açúcar cristal;
· 1 xícara de chá de extrato de tomate;
· 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
· 2 xícaras de água gelada;
· 2 colheres de sopa de molho de soja;
· 3 colheres de sopa de amido de milho.
Modo de fazer: Dissolva o amido na água gelada; depois coloque numa frigideira grande e leve ao fogo alto e mexa suavemente. Então, acrescente o extrato de tomate, o açúcar cristal, o vinagre e por último o molho de soja. Mexa suavemente para agregar todos os ingredientes e quando começar a ferver diminua a chama. Vá passando a colher pela borda da frigideira para não grudar e quando aumentar as borbulhas diminua mais a chama. A receita estará pronta quando o molho reduzir.
Molho agridoce chinês 2
Esse molho pode ser o acompanhamento de diversos pratos, como galinha, porco, peixe, tofu e arroz. A quantidade apresentada rende 500g.
Ingredientes:
· 2 dentes de alho médio ralados;
· 1 colher de chá de gengibre fresco ralado;
· 1 colher de chá de cebolinha picado, apenas a parte branca;
· 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
· 4 colheres de sopa de ketchup;
· ½ xícara de água;
· 1 colher de chá de vinagre de arroz;
· 1 colher de chá de açúcar;
· ½ colher de chá de sal;
· 3 colheres de chá de amido de milho;
· 3 colheres de sopa de água gelada.
Modo de fazer: Primeiro, num recipiente, misture o ketchup, a água, o vinagre, o açúcar e o sal para fazer o molho básico. Numa frigideira grande, aqueça o óleo vegetal, adicione o alho, a cebolinha e o gengibre. Refogue por cerca de 2 minutos em fogo baixo. Então, acrescente o molho básico e deixe ferver. Adicione o amido de milho, previamente dissolvido nas três colheres de água gelada, e continue mexendo até soltar das bordas da panela.
Nota: Caso não tenha o vinagre de arroz, você poderá usar o sumo de limão. Caso o molho seja para acompanhar carne de porco, o melhor é usar o suco de abacaxi.