Williany Brito
Após uma assembleia realizada pelo APLB/Sindicato e docentes de Feira de Santana, semana passada, os professores da rede municipal de ensino irão realizar uma paralisação com uma aula pública, nesta sexta-feira (15), às 9 horas, em frente a Prefeitura Municipal. A categoria se diz indignada pelo descumprimento do governo local sobre a implantação da reforma do plano de carreira do magistério, e, agora, ameaçam entrar em greve.
A proposta feita pelo governo municipal, na última quarta-feira, de que os professores terão ganho real de 3% acima da inflação em 2011, além de outras conquistas que resultam também em ganhos reais nos vencimentos salariais, não foi satisfatória para a categoria. Foi o que disse o presidente da APLB de Feira, o professor Germano Barreto, em entrevista ao ACORDA CIDADE.
– Vamos fazer uma aula pública sobre a questão do plano de carreira dos professores, pois todos saíram indignados, e entenderam, perfeitamente bem, que o governo não cumpriu o acordo feito com a categoria no dia 15 de junho deste ano. O acordo foi a reforma do plano de carreira e rever o piso salarial.
Segundo o professor Germano, há possibilidades da categoria entrar em greve ainda esta sexta-feira.
– A gente pode entrar em greve, mas essa atitude deve ser tomada em conjunto com os professores, e eu tenho paciência e ciência que o assunto merece uma reflexão peculiar.
Apesar do governo ter antecipado o feriado do Dia do Professor para esta segunda-feira (11), no dia 15, não haverá aula na rede municipal de ensino. (Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)