Acorda Cidade
O Sistema de Zona Azul em atividade em Curitiba, Paraná, assim como a Central de Controle de Semáforos, estão sendo avaliados para servir de modelo no município de Feira de Santana. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, está na cidade desde quinta-feira (7), realizando visita técnica.
O objetivo é observar a operacionalidade, a sinalização e a coordenação do controle da Zona Azul, além de buscar informações necessárias para a preparação dos servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para que executem o papel de coordenar e fiscalizar a concessionária vencedora do certame público.
O secretário está acompanhado do diretor superintendente de trânsito, Vanderval Menezes, do diretor de transportes públicos, Denilson Santiago dos Santos, e do engenheiro de tráfego, André Fialho. Os três serão responsáveis pela fiscalização geral da execução dos serviços.
“Eles estão com suas atenções voltadas para o senso de organização da sinalização horizontal e vertical de todo o quadrilátero onde a Zona Azul será implantada. O foco está voltado para as questões relativas as 3.500 vagas previstas, assim como à rotatividade do sistema e a carga e descarga”, informa o secretário.
Quanto à Central de Controle de Semáforos, outra medida que o Governo Municipal irá implantar na cidade, o objetivo é humanizar e melhorar a trafegabilidade do município. “Além dos semáforos modernos que já estão sendo implantados em vários pontos da cidade, a Central irá sincronizar todos os equipamentos, dando maior fluidez ao trânsito”, acrescenta.
Segundo o secretário, os equipamentos são dotados de uma tecnologia inteligente que permitem, por exemplo, priorizar a passagem de veículos de transporte público, ambulâncias e carros destinados a defesa social e segurança pública. (As informações são da Secom)