Andréa Trindade
A Receita Federal realizou a operação Carga Pesada em seis cidades baianas a fim de combater e fiscalizar o comércio irregular de mercadorias estrangeiras encaminhadas por intermédio de transportadoras rodoviárias. Inicialmente a Receita está investigando os remetentes dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso a essas cidades e, por esse motivo, suportas pessoas de Feira de Santana e região que possam estar envolvidas com contrabando ainda não foram identificadas.
De acordo com auditor fiscal Ricardo Fontes a operação foi concluída com retenção de mercadorias, com suspeitas de contrabando e descaminho. Essas mercadorias, segundo ele, ficarão retidas nas próprias transportadoras para que os remetentes sejam investigados e intimados a comprovar a importação dos produtos e para que a Receita Federal obtenha os trâmites internos das empresas a fim de determinar ou não a perda das mercadorias.
Ricardo afirmou que as pessoas envolvidas com práticas de contrabando são submetidas a representações penais, após conclusão dos processos, autos de infrações e perda dos produtos. Segundo ele, nesta operação a Receita Federal busca identificar dentre as mercadorias transportadas, até mesmo com notas ficais, aquelas que são provenientes de descaminhos e de contrabando. Ele disse ainda as transportadoras estão sendo usadas pelos contrabandistas de maneira errada. “ Estamos tentando combater isso”, disse.
A operação foi realizada no último dia 20 de setembro. As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.