Acorda Cidade
O crescimento de uma empresa está ligado a administração e a gestão de todas as áreas e todo investimento, por menor que seja, precisa ser pensado para que não aconteça desperdícios dentro da organização. Economizar não significa parar de investir, mas direcionar o dinheiro de forma inteligente para que a empresa cresça naturalmente.
Muitos empreendedores desviam a atenção apenas para as grandes despesas e esquecem de gerenciar pequenos hábitos no dia a dia dos colaboradores que poderiam gerar uma economia significativa para a empresa. Veja abaixo algumas dicas abaixo.
Telefones e internet
É difícil imaginar um negócio sem telefone e internet, pois são ferramentas básicas de trabalhos em quase todos os setores. Na hora de contratar esse serviço pesquise e compare os preços. A maioria das operadoras oferecem pacotes para empresas e o CNPJ pode fazer você economizar nesse momento. É importante avaliar a real necessidade da empresa para escolher o melhor plano, que nem sempre é o mais caro.
Copos de água e café
Essa é uma dica clássica, mas que é importante lembrar. Substitua os copos descartáveis por xícaras, copos de vidro, canecas, ou seja, materiais reutilizáveis, pois dessa forma a empresa não precisará comprar constantemente copinhos para água e café. Dessa forma, os gastos diminuem e a natureza agradece.
Uso de impressoras
Em muitas empresa o uso de impressoras é constante e o desperdício também. A dica aqui é reutilizar folhas para rascunhos, imprimir nos dois lados relatórios internos e um lado para clientes, optar pela Ecofont, que é uma fonte com furos que ajuda a economizar no uso de tinta das impressoras (saiba mais aqui) e orientar os colaboradores a utilizar quando realmente for necessário. Caso a empresa realize muitas impressoras pode ser um bom negócio contratar um outsourcing de impressão, pois além de fornecer a máquina adequada todo problema de manutenção é oferecido pela terceirizada.
Energia elétrica
Escritório com bastante janelas pode aproveitar a luz do dia e manter as lâmpadas apagadas, principalmente em salas vazias. Outra dica é optar por lâmpadas econômicas e jamais deixar aparelhos ligados ou em stand by.
Cartão pré-pago empresarial
Alguns colaboradores realizam gastos diários com reuniões externas, almoços com futuros e atuais clientes, taxi, uber e até na compra de materiais para o escritório e o reembolso acontece no final do mês. Isso é ruim porque o empreendedor perde um pouco o controle, mas existe uma solução adotada cada vez mais pelas empresas que é o uso dos cartões de crédito corporativo, pelo qual a empresa determina um valor de crédito pago antecipadamente. As organizações que oferecem os cartões pré-pagos permitem a visualização de cada gasto em um único ambiente (conheça aqui). Os cartões pré-pagos podem ser direcionados aos cargos de gerência, por exemplo, e a empresa pode determinar os locais em que o cartão será usado.
Conheça os fornecedores
Conhecer os fornecedores é importante não apenas para negociar um melhor preço, mas também para garantir o melhor produto para o seu cliente. Verifique histórico de entregas e investigue se houve problemas com outras empresas. Um cliente que reclama nas redes sociais pode causar um prejuízo grande e fazer com que você gaste mais para reposicionar sua marca.
Planejamento de estoque
Organizar o que a empresa tem no estoque é fundamental para evitar desperdícios de dinheiro. Tenha um bom controle dos itens que saíram e entraram, assim na hora de fazer compras evitará comprar algo em excesso, além de entender melhor o saí e entra com mais frequência. Isso vale tanto para os produtos que você vende, como os materiais que a empresa utiliza no dia a dia.
Oriente a equipe
Nada do que citamos acima irá funcionar se os colaboradores não estiverem em sintonia, por isso é preciso que o gestor oriente a sua equipe sobre a importância de economizar pequenas coisas no dia a dia. Dessa forma, todos ganham, pois a empresa indo bem os funcionários terão uma qualidade de vida melhor.