Williany Brito
Para marcar a Semana Municipal do Idoso, será inaugurado nesta segunda-feira (27), às 15 horas, o novo espaço do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira. Em função do desenvolvimento do programa, foi ampliado de 68 para 200 o número de pessoas assistidas no local.
O Centro, com estilo colonial, foi adaptado para melhor oferecer condições de vida para a terceira idade, com piso tátil e rampas para cadeirantes do programa ProRampas, sanitários adaptados e com portas bem largas. No mesmo lugar, também, tem sala específica para realização de cursos de artesanato, corte e costura e artes plásticas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, no Centro há salas para recepção, setor administrativo, sala para apresentação de data show, filmes e palestras, cozinha ampla, baterias de sanitários masculinos e femininos, almoxarifado e depósito e mais três salas de atendimento, distribuídas entre setor de psicologia, serviço social e sala de enfermagem.
– Como o novo prédio é bem mais amplo, nestas instalações temos condições de oferecer serviços de enfermagem, onde as pessoas na terceira idade poderão fazer teste de glicemia e ainda aferir a pressão arterial; um psicólogo, pois é normal que o idoso, ao passar dos anos, tenha problemas, como depressão; e assistente social é de extrema importância porque vai trabalhar, também, a família desses idosos.
Atividades fora do Centro
Paralelo a isso, todas as quartas e sextas os idosos estão tendo aula de hidroginástica e aula de dança de salão, no Feira Tênis Clube
. O secretário salientou a importância do investimento nessa área:– É muito importante as atividades, pois, através do exercício, há uma melhora significativa na saúde e na auto-estima. O mais importante é investir no social. O compromisso é fundamental para que a gente tenha, acima de tudo, uma sociedade mais harmônica, justa, fraterna e as pessoas com mais qualidade de vida.
O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira saiu da rua Jorgina Erisma para o novo endereço, rua Manoel Bandeira, no Centro da cidade (próximo a estação rodoviária).
(As informações são do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)
Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira