Bahia

Liberação de recursos garante implantação do BRT em Salvador

O ministro da Secretaria de Governo salientou a demora na implantação do BRT devido à não-liberação dos recursos federais e que a administração municipal terá todo o apoio na realização de projetos importantes para a cidade.

Acorda Cidade

Até o fim de outubro deste ano, a Prefeitura deverá lançar o edital de licitação para escolha da empresa que executará as obras da primeira etapa de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) em Salvador, possibilitando assim à capital baiana dar um salto no quesito mobilidade e melhorar a qualidade de vida da população.

Foto: Divulgação

A ação é o próximo passo após a liberação de R$408 milhões em recursos via operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal, cujos dois contratos foram assinados nesta sexta-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto, pelo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e pelo superintendente regional do banco, José Anselmo Cunha. A cerimônia contou ainda com a presença de gestores municipais, representantes da empresa CCR Metrô, do Escritório Prado Valladares, que fez o projeto conceitual do sistema, demais autoridades e a imprensa.

Na oportunidade, foram apresentados os detalhes das três etapas de implantação do BRT. A primeira – cujos recursos estão sendo liberados – contemplará o trecho entre o Parque da Cidade e o Shopping da Bahia, entre as avenidas Juracy Magalhães e ACM, até a estação de integração com o metrô que está sendo construída pela CCR próxima à Rodoviária. Esse trecho contará com três viadutos, dois elevados e três estações.

O prefeito ACM Neto agradeceu ao governo federal, na figura do ministro Geddel Vieira Lima, pelo auxílio na agilização da liberação de recursos e lembrou que, desde março de 2013, a Prefeitura vem tentando viabilizar o projeto. Ele ressaltou ainda que este momento concretiza a realização de um sonho, trazendo nova perspectiva à mobilidade urbana e ao transporte coletivo, e que os maiores beneficiados são os cidadãos que não se deslocam de automóvel.

O ministro da Secretaria de Governo salientou a demora na implantação do BRT devido à não-liberação dos recursos federais e que a administração municipal terá todo o apoio na realização de projetos importantes para a cidade. “O que antes era expectativa agora é realidade”, afirmou Geddel. Já José Anselmo Cunha fez questão de pontuar que o projeto será tratado como prioridade pela Caixa na Bahia e que a instituição deverá agilizar tudo o que for possível para que seja logo executado.

Desenvolvimento

 O BRT faz parte do projeto de Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador, que tem como objetivo executar uma série de intervenções no sistema viário da cidade, dotando a capital de infraestrutura necessária à implantação um sistema de transporte coletivo de melhor qualidade, mais eficiente, seguro e confortável, melhorando as condições de acessibilidade dos pedestres, o trânsito de automóveis e dos demais veículos automotores. É neste contexto que será implantado o corredor Lapa – Iguatemi, por onde vai passar o BRT (Bus Rapid Transit), inédito em Salvador e como é mundialmente conhecido o sistema já utilizado em diversas grandes cidades do Brasil e do mundo, tais como Curitiba, Rio de Janeiro, Los Angeles, Istambul e Bogotá.

Com investimento total previsto de R$820 milhões, o projeto será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi (metrô/BRT), na região próxima ao atual Shopping da Bahia. As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-as para uso do sistema BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema.

Serão construídos corredor exclusivo para os veículos do sistema BRT; melhorias no sistema viário, com implantação de faixas de fluxo contínuo nas Avenidas Juracy Magalhães e ACM; estações do sistema BRT; e complexos de viadutos nos principais locais de cruzamento viário ao longo do corredor. Além disso, serão realizadas obras de macrodrenagem; urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte; e implantação de ciclovias.

O trecho dois terá investimento de R$412 milhões, sendo R$300 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) a serem repassados pelo Ministério das Cidades, e R$112 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC). Além disso, o sistema BRT foi concebido prevendo futuras expansões, já estando em desenvolvimento o projeto correspondente a uma nova etapa que vai do Parque da Cidade até o Posto Namorado, na Pituba. A gestão do projeto está a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Parte das obras será conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).

Características

Os veículos utilizados pelo sistema BRT serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23m, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação. O projeto prevê alcançar o atendimento de cerca de 31.000 passageiros por hora (em momentos de pico), num horizonte até o ano de 2044, beneficiando não só a população lindeira ao corredor, mas também aquela cujos destinos são as principais áreas da Pituba, Iguatemi, Avenida Tancredo Neves, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, Ondina e vários outros bairros da cidade.

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