Bahia

Agricultores baianos recebem máquinas desfibradoras de sisal em Valente

Foram entregues 140 máquinas desfibradoras de sisal a agricultores de dez municípios da região de Valente, interior do estado. Cerca de 3,6 mil trabalhadores rurais foram beneficiados com a iniciativa

Ed Santos

Uma parceria entre o governo da Bahia e o governo federal viabilizou a entrega, na manhã desta quinta-feira (16), de 140 máquinas desfibradoras de sisal a agricultores de dez municípios da região de Valente, interior do estado. Cerca de 3,6 mil trabalhadores rurais foram beneficiados com a iniciativa.

Inventada pelo autodidata José Faustino Santos e testada pelo Ministério do Trabalho, a nova máquina soluciona um problema social na região sisaleira da Bahia – a multilação de mãos e antebraços de trabalhadores em equipamento de desfibrar a folha do sisal, chamado de "Paraibana". José Faustino é natural de Nova Floresta, na Paraíba concebeu o primeiro protótipo da maquina em 1987, na oficina mecânica do pai. “É a realização de um antigo sonho”, define o inventor.

A entrega das máquinas foi realizada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, pelos secretários estaduais de Ciência e Tecnologia (Feliciano Tavares), da Agricultura (Eduardo Salles) e da Casa Civil (Eva Chiavon).

“Com as novas máquinas, estamos diminuindo os riscos no trabalho e vamos aumentar a produtividade. Com isso, abrir novas possibilidades de novos investimentos”, disse ministro em entrevista ao ACORDA CIDADE. Estima-se que mais de dois mil trabalhadores perderam mãos ou parte dos braços no processo de desfibramento do sisal ao longo dos anos.

Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários