Acorda Cidade
Até esta sexta-feira (29), professores e coordenadores da FTC Feira de Santana estão participando da Semana Pedagógica, para planejamento das atividades do segundo semestre do ano. A abertura aconteceu na noite de quarta-feira, com uma palestra da professora Letícia Suñé, do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Instituição, que falou sobre “A avaliação da construção de competências gerais e específicas nos cursos de graduação”.
A palestrante abordou questões como as mudanças das práticas acadêmicas ao longo do tempo, bem como do perfil do aluno e da própria sociedade, e os mecanismos para estimular o desenvolvimento das competências. O grande desafio, segundo Letícia Sunñé, que tem pós-doutorado em Currículo por Competências, é desenvolver no estudante a capacidade de fazer. Mas avisou: “Inovar não significa descambar para a improvisação”.
O professor Cristiano Lôbo, diretor geral da Rede FTC, destacou a importância da manutenção do diálogo e da relação de parceria entre os docentes, coordenadores e assessores pedagógico e acadêmico, e reafirmou o compromisso com a formação, acima de tudo. “Não podemos abrir mão da qualidade de nossos serviços e do propósito de transformação a sociedade”, ressaltou, ao dar as boas vindas aos participantes do evento.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Cristina Borges, a ideia central da proposta de Metodologias Ativas é trabalhar conteúdos com motivação e é essa discussão que o evento proporciona. “Planejar juntos o semestre é a chave para alcançarmos resultados”, afirmou. Já a professora Maiany de Souza, do curso de Psicologia, aposta na integração. “O momento é de compartilhar conhecimentos e propostas que colocaremos em prática”, definiu.
Participaram da abertura da Semana Pedagógica ainda a diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, e as professoras Celi Mendes Rios e Ana Cristina Neves Paixão, assessoras pedagógica e acadêmica, respectivamente. A programação prosseguiu nesta quinta-feira (28), com reuniões de colegiados e realização de oficinas temáticas. Haverá também momento de recepção aos novos docentes.