Fidelize

Aprenda a manter o cliente por perto

O lojista precisa saber como manter o cliente por perto, ele precisa saber os canais de comunicação mais eficazes para falar com os consumidores e participar de forma natural do dia a dia deles.

Acorda Cidade

Em tempos de crise o que é tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar aqueles que já compraram na sua loja. É um desafio tão grande quanto chamar a atenção do público-alvo, pois uma má experiência de compra pode acabar com a reputação da loja em poucos minutos. O lojista precisa saber como manter o cliente por perto, ele precisa saber os canais de comunicação mais eficazes para falar com os consumidores e participar de forma natural do dia a dia deles.

Conhecer o cliente é fundamental, a partir do momento em que você sabe para quem você está vendendo as estratégias de comunicação são direcionadas de forma eficaz. Então, o primeiro passo é coletar dados de faixa etária, sexo, entre outros dados, para desenvolver um perfil mais concreto dos clientes. Nessa fase é importante também analisar a relação do seu produtos com essas pessoas, ter a resposta sobre como o produto acrescenta na vida delas e o porquê deveriam comprar na sua loja.

Depois do direcionamento certo é hora de pensar como o seu publico pensa. Hoje em dia estar nas redes sociais é quase uma obrigação, então use isso ao seu favor. Campanhas de marketing digital podem gerar grandes retornos, pois não é apenas o produto que estará sendo divulgação, mas a reputação da marca como um todo, por isso é importante investir o mínimo que seja em social media. Muitas empresas especializadas em marketing digital analisam justamente o caminho que a sua marca deve seguir com uma consultoria completa, então se você prefere não investir em uma equipe dentro da sua empresa terceirizar é uma opção.

Outra forma interessante de chamar a atenção dos clientes é mostrar resultados de outras campanhas. Por exemplo, houve uma promoção em que a Maria ganhou um super prêmio, mostre para todos o quão feliz a Maria está. Apresente depoimentos de satisfação de outros clientes, isso funciona muito bem nas lojas online até para você ter um feedback do que pode melhorar.

O consumidor gosta de vantagens e uma forma de chamar a sua atenção é apostar em promoções e cupons de descontos exclusivos. Crie campanhas para quem já comprou e ofereça vantagens que os concorrentes não oferecem. Um belo exemplo são os restaurantes com promoções de fidelidade em que a cada X visitas o consumidor ganha um brinde. Já no e-commerce o que faz muito sucesso são as campanhas de frete grátis.

O pós atendimento também é fundamental para o bom relacionamento com o cliente. É importante que todas as redes de SAC – telefone, e-mail, internet – funcionem perfeitamente com profissionais qualificados. Muitas empresas perdem clientes, ganham reclamações nas redes sociais e no Reclame Aqui, devido ao péssimo atendimento na pós-venda. Se você investe no atendimento ao cliente pode ter certeza de que já está na frente de muitos concorrentes.

Manter o cliente por perto pode ser uma tarefa fácil se a preocupação em garantir uma boa experiência de compra for parte da cultura da empresa. Não se preocupe apenas em vender, mas também em fazer a diferença na vida das pessoas. Dessa forma a marca ganha visibilidade, boa reputação e consequentemente vende mais. O melhor marketing é o boca a boca, ou seja, quando as pessoas que já compraram falam bem de você de forma natural.
 

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