Educação

Estudioso questiona tamanho e local da área para instalação da UFRB em Feira de Santana

Ele defende que a cidade possui uma área no recôncavo e que a UFRB deve ser construída dentro dessa área.

 

Daniela Cardoso
 
O Engenheiro Agrônomo e estudante da área de educação ambiental, Pedro Paulo, falou ao Acorda Cidade sobre a escolha da área onde será construída a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana. Ele defende que a cidade possui uma área no recôncavo e que a UFRB deve ser construída dentro desta área.  
 
“Eu, como estudioso da área de educação ambiental, me preocupo com a localização da escolha da área no município, porque a universidade é Federal do Recôncavo da Bahia, e Feira tem uma parte de recôncavo”, explicou. “As pessoas que estão em busca dessa localização devem ter conhecimento de que a universidade deve estar dentro do recôncavo de Feira”, continuou.
 
Entre as áreas dentro desse recôncavo em Feira de Santana, ele citou o bairro Limoeiro e o distrito de Humildes. “É importante que essa raiz cultural seja identificada”, frisou
 
Outra questão abordada pelo estudioso é com relação a quantidade da área que está sendo procurada para a construção da UFRB
 
“Porque 100 hectares? Em Cruz das Almas a universidade dispõe de, em média, mais de 2 mil tarefas e que infelizmente nem 30% é ocupada. É preciso fazer uma adequação desse espaço para justificar a localização com a quantidade. É preciso se localizar bem a universidade para facilitar o acesso dos futuros frequentadores”, defendeu.
 
O prefeito Tarcízio Pimenta, designou a missão de encontrar os 100 hectares ao Secretário de Relações Institucionais, Nivaldo Vieira. Ele afirma que está em contato constante com o Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nassif, e que na próxima semana terá uma audiência para apresentar duas áreas e, em seguida, falará com o governador Jaques Wagner para determinar a desapropriação das terras.  
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade