Feira de Santana

Local onde será instalado o campus da UFRB em Feira de Santana segue indefinido

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (25), com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade e do prefeito Tarcízio Pimenta, discutiu o assunto.

Daniela Cardoso
 
A área onde será construído o campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana ainda está indefinida. Uma reunião realizada nesta sexta-feira (25), com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade e do prefeito Tarcízio Pimenta, discutiu o assunto.
 
Tarcízio Pimenta disse que a UFRB está solicitando uma área de 100 hectares para a construção do campus, que equivale ao espaço ocupado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). De acordo com ele, esse local está sendo estudado e caso, uma área particular seja encontrada, o governo fará a desapropriação
 
“Esperamos localizar essa área dentro do próprio mapa do município. Se a gente encontrar um local que não seja da prefeitura, nós iremos fazer a desapropriação, pois não podemos parar o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
 
O reitor da UFRB explicou os motivos da exigência de uma área de 100 hectares. De acordo com ele, o campus será especializado em energia e sustentabilidade, o que requer uma área grande.
 
“No momento em que iniciamos as atividades acadêmicas no campus universitário, as áreas próximas aumentam o preço, ficam valorizadas. Então não é possível que o governo compre uma área e cinco anos depois compre outra ao lado com o preço muito mais alto”, argumentou Paulo Gabriel. 
 
O reitor informou ainda que a UFRB tem um calendário de implantação do campus de Feira de Santana, onde as atividades pretendem ser iniciadas em 2014. “Para isso é necessário que a infraestrutura seja construída em 2013 e que ainda esse ano seja encontrado o local para instalação do campus”, ressaltou.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade