Acorda Cidade
Começam nesta segunda-feira (23) e vão até o dia 14 de fevereiro, as inscrições para o concurso de formação de cadastro reserva para o cargo de escriturário (nível médio) do Banco do Brasil (BB)
Os interessados podem se inscrever no site da Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso: www.cesgranrio.org.br.
O valor da taxa é de R$ 42. São quase 17 mil vagas. As oportunidades são para os estados da Bahia, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. A remuneração inicial para esse cargo é de R$ 1.408, mais gratificação semestral de 25%. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
Seleção e locais de prova
As provas objetivas acontecem no dia 25 de março em Salvador e nos municípios de Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Esplanada, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Brumado, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Seabra, Jacobina, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Paulo Afonso. Após a prova objetiva, os candidatos serão submetidos a exames médios e procedimentos admissionais (de responsabilidade do Banco do Brasil). A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 7 de maio.
Vale a pena fazer concurso para cadastro de reserva?
Como a seleção é para formação de cadastro reserva, em todo o País, 16.860 candidatos poderão ser classificados. Dentro desse número, o máximo de candidatos classificados na Bahia é de 2 mil. No entanto, a assessoria de comunicação do Banco esclarece que ser classificado no concurso não garante a convocação para assumir o cargo.
O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período e é durante esse período que pode acontecer a convocação, como foi o caso da escriturária Adriana Figueiredo.Apesar de não ter certeza de que seria chamada, ela apostou na oportunidade e acredita que fazer um concurso de cadastro reserva vale a pena para os interessados na carreira bancária.
Ela conta que fez a seleção de 2008 e foi classificada, mas a convocação só aconteceu no final do ano passado para assumir o cargo. “Eu não tinha nem mais esperança de ser chamada, quando me ligaram dizendo que eu estava sendo convocada. Para mim toda a possibilidade de conseguir ingressar, sempre é válida”, garante a escriturária. Essa foi a segunda seleção que Adriana fez para garantir uma vaga no banco.
Assim como Adriana, os aprovados nessa seleção serão responsáveis por atividades como: atendimento ao público, contato com clientes, prestação de informações aos usuários, redação de correspondências, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo banco, atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados.
Com informações do A Tarde