Feira de Santana

Moradores de Jaíba acusam equipe do Derba de invadir propriedades e causar prejuízos

Há moradores que já se mobilizando para entrar com ações na justiça para processar o governo do estado por invadir suas propriedades e causar prejuízos.

Ney Silva

Um levantamento topográfico que vem sendo realizado em propriedades rurais no distrito de Jaíba por uma equipe do departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) está gerando preocupação e inconformismo aos moradores. Eles alegam que a equipe de topografia está usando facões e foices e sem ter sido autorizada vem invadindo as propriedades e causando prejuízos.

O lavrador Luiz Vitório que tem uma chácara no povoado de Tapera é um dos mais prejudicados. Ele conta que sem sua autorização um grupo de homens invadiu sua propriedade e fez cortes no laranjal. “Fiquei preocupado porque é obrigação informar aos donos das propriedades o que está ocorrendo", disse.

De acordo com Luiz, a impressão que ele teve quando chegou logo cedo á propriedade é que os sem-terra estariam se preparando para ocupar sua chácara. “O laranjal está carregado. Faz até pena ver essa situação", lamentou.

A dona de casa Diná Menezes também se mostra preocupada com a ação da equipe do Derba. Ela tem duas propriedades e uma delas que fica bem próxima ao aeroporto pode ser incluída no projeto de desapropriação.


A moradora confirma que os proprietários de imóveis rurais de Jaíba estão insatisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado. Ela disse que não houve nenhuma reunião com os moradores para se discutir a medição das áreas. “Tem gente que nem está dormindo direito", disse Diná.

O Acorda Cidade encontrou na estrada da Tapera o diretor do Derba em Feira de Santana, Jaime Cruz. Ele confirma que o governo do estado está realmente fazendo o levantamento topográfico das áreas a serem desapropriadas.

Segundo Jaime Cruz, pelo decreto de desapropriação serão adquiridos cerca de dois milhões de metros quadrados de áreas para ampliação do aeroporto. “Estamos com uma equipe de topografia fazendo a delimitação dessa área", afirmou.

O diretor garante que nem todas as propriedades serão desapropriadas de forma completa e que só após o levantamento topográfico é que se saberá como vai ficar a situação. “Não temos como dizer com segurança quais as propriedades que ficarão de fora e as que serão incluídas nesse processo", disse Jaime.

Em alguns locais a equipe do Derba foi impedida de entrar para realizar o levantamento. Há moradores que já se mobilizando para entrar com ações na justiça para processar o governo do estado por invadir suas propriedades e causar prejuízos.

Sobre as reclamações dos moradores de invasão as propriedades, Jaime Cruz disse que foi acionado pela direção do departamento, em Salvador, que lhe informou que a equipe de topografia estaria com dificuldades em realizar os serviços. Ele conversou com alguns donos de imóveis e disse que vai orientar a equipe a pedir autorização para fazer o levantamento topográfico.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários