Bahia

Violência na Bahia é destaque em jornal norte-americano

Na reportagem publicada nesta terça-feira (30) no The New York Times, a Bahia é considerada como um dos estados mais perigosos do Brasil

30/08/2011 às 17h08, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A violência relacionada ao tráfico de drogas na Bahia tomou repercussão internacional. Na reportagem publicada nesta terça-feira (30) no The New York Times, a Bahia é considerada como um dos estados mais perigosos do Brasil.

"No nordeste, a região que mais se beneficiou com os programas de transferência de riqueza que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu durante seus oito anos no cargo, a taxa de homicídios quase dobrou no período de 10 anos, transformando esta área do país na mais violenta", diz a reportagem.

Entre os locais citados como mais perigosos do estado estão alguns bairros de Salvador, como Calabar, Pelourinho e Nova Constituinte. A reportagem diz que neste último, uma série de assassinatos relacionados com a droga tem atormentado a área. Três Unidades da Polícia Pacificadora (UPP) estão programadas para abrir no próximo ano no bairro.

Apesar das acusações, o Governador Jaques Wagner, na matéria, defende Salvador, e garante que a cidade está preparada para receber turistas durante a Copa de 2014. "Para mim, com a disposição da polícia para a Copa do Mundo não haverá qualquer problema", disse.

Sobre o crescimento do tráfico, o governador associa ao crescimento econômico do Brasil como o responsável pela violência no estado, que os traficantes migram para outros locais em busca de novos mercados. "Se o mercado consumidor está crescendo, o traficante de drogas virá aqui também", explicou.

Porém, o número de assassinatos na Bahia cresceu 430 por cento, alcançando 4.709 casos, entre 1999 e 2008, e no ano passado a taxa de homicídios do estado chegou a 34,2 por 100.000 habitantes, número superior ao do Rio de Janeiro, que caiu para 29,8. As informações são do iBahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade